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Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quarta-feira, 17.10.12

ENSAIO: Peugeot 208 1.2 VTi/82 cv (5 portas)

Após um primeiro contacto com a carroçaria de 3 portas e a dinâmica versão 1.6 HDi com 115 cv (ler AQUI o respectivo ensaio), tempo agora para um olhar mais demorado sobre a, por enquanto, mais familiar forma de cinco portas. Aqui equipada com uma acessível motorização 1.2 a gasolina, despachada mas predominantemente urbana. A impressão de mais espaço mas, sobretudo, melhor acessibilidade e um desempenho bastante equilibrado são características desta versão que, em Portugal, tem preços a partir dos 13651 euros.

Apesar de o novo 208 trazer como grande motivo de interesse um regresso ao segmento de uma pequena motorização 1.0 com 68 cv, com emissões abaixo dos 100 gr/km (não confundir com o motor Toyota que equipa o 107), a diferença de preço de apenas 600 euros entre os dois motores torna esta versão bastante mais apelativa.
Além de acessível, as prestações (o binário é mais elevado e chega, ainda por cima, mais cedo), alguma diferença de equipamento e o valor de retoma contribuem para atenuar ainda mais essa diferença. A caixa de velocidades é manual com cinco relações.  
De realçar que em qualquer das versões até agora ensaiadas a Peugeot fez questão de manter a boa qualidade dos materiais e os acabamentos num nível elevado para o segmento.
Os consumos anunciados para os dois blocos de 3 cilindros, a gasolina, com cilindrada mais baixa são também praticamente os mesmos, da ordem dos 4,5 litros em média.

Um “três” mais desportivo, um “cinco” mais prático

Com feitio distinto da carroçaria de 3 portas, mais desportiva, a de 5 começa por garantir, naturalmente, melhor acessibilidade aos lugares traseiros.
Em termos de espaço não existe realmente grande diferença entre ambas, mas o acesso e a maior superfície vidrada provocam essa sensação. O mesmo acontece com a mala, que conserva 285 l. Mas, nunca é de mais referi-lo, apesar de mais compacto, o 208 proporciona melhor habitabilidade traseira do que o anterior 207.
Em termos de qualidade e arrumação continuam válidas as mesmas impressões descritas aquando do ensaio da versão 1.6 HDi (ler AQUI).
Diferenças maiores haverá certamente face à versão mais desportiva já apresentada (o mítico GTi, conhecer AQUI mais pormenores) ou a correspondente variante mais "luxuosa" - XY - tratada no mesmo texto.
Jovem e tecnologicamente sedutor, ao 208 não faltam tomadas auxiliares de energia e as entradas suplementares de som

Condução prática e um desempenho elástico

A estrutura mais compacta e aerodinâmica, o peso reduzido e o seu baixo centro de gravidade contribuem para conferir sensibilidade e muita elasticidade à condução deste 208 de 82 cv, que demonstra excelentes capacidades dinâmicas e uma estabilidade notável para a vocação predominantemente utilitária da versão.
Mesmo com um motor naturalmente mais comedido como é este 1.2 (fala-se da possibilidade de surgir uma versão equipada com um pequeno turbo compressor que eleva a potência para além dos 100 cv), o carácter ágil e despachado do 208 contribuem para que nos entrosemos rapidamente no posto de condução.
Mesmo quando isso significa o mesmo constrangimento que senti da primeira vez com a leitura do painel de instrumentos, que pode ficar parcialmente encoberto pelo volante.
Fosse pela habituação ou prévio conhecimento do mesmo, consegui entender-me melhor com a funcionalidade do painel táctil que personaliza o habitáculo do pequeno modelo francês da marca do leão. Este equipamento congrega as funções do rádio e do restante equipamento de som com os do sistema de navegação e proporciona ainda algumas informações sobre a condução. (ler AQUI mais sobre as suas funções).

Descubra AQUI mais modelos da Peugeot!

Dados mais importantes
Preços desde
13.650 euros (Acess, 5 portas)
Motores
1199 cc, 16 V., 82 cv às 5750 rpm, 118 Nm às 2750 rpm, motor em liga de alumínio, injecção indirecta
Prestações
175 km/h, 12,2 seg.(0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)
4,5 / 3,9 / 5,6 litros
Emissões Poluentes (CO2)
104 gr/km


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