Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quarta-feira, 12.09.12

APRESENTAÇÃO: SEAT Exeo 2.0 TDi Ecomotive

Modelo de topo da marca espanhola, o Exeo é baseado numa anterior versão do Audi A4, um automóvel que também faz parte do grupo VW. Do carro alemão herdou a plataforma mecânica e parte da silhueta, muito do interior e também da qualidade de construção, melhorando substancialmente no que respeita à habitabilidade. Recentemente foi a vez de se juntar aos restantes veículos do construtor espanhol - Mii, Ibiza, León, Altea, Altea XL e Alhambra – e apresentar uma versão ainda mais eficiente porque dotada de tecnologia Ecomotive. Aquilo que o distingue são os baixos consumos e emissões associados ao motor diesel 2.0 de 120 ou 147 cv: 117 g/km no caso do modelo de 4 portas, 119 g/Km para a variante ST, a carrinha.
Renovado no Outono de 2011, a gama Exeo vê-se assim reforçada com um motor TDI ainda mais eficiente. Com esta nova actualização, todas as versões diesel beneficiam de uma redução de emissões de CO2,  tornando o Exeo um dos veículos mais eficiente e com mais baixas emissões da sua classe. Em relação aos consumos médios, a redução foi de 0,4 l/100 km no Exeo e de 0,5 l/100 km no Exeo ST.
O Exeo Ecomotive conta com a com a função Start/Stop de série, assim como o sistema de recuperação de energia.
O primeiro tem como principal objectivo reduzir o consumo de combustível nos percursos urbanos, já que se encarrega de desligar o motor automaticamente quando o veículo está parado, voltando a funcionar quando detecta que o condutor quer retomar a marcha. A activação da função Start/Stop é efectuada de forma automática quando o veículo – depois de ter arrancado – já tiver circulado cerca de 4 segundos a uma velocidade mínima de 3 km/h.
O funcionamento do sistema Start/Stop é feito através da gestão do motor e está integrado no software da unidade de controlo do motor.
O sistema de recuperação de energia encarrega-se de gerar a máxima tensão de carga procedente do alternador quando tiramos o pé do acelerador ou pisamos o travão, o que permite manter a carga da bateria, reduzindo o trabalho do motor e o consumo de combustível. Graças a estes sistemas e a diversas medidas aerodinâmicas, as emissões foram reduzidas em 12 g/km na versão sedan e em 13 g/km na versão familiar ST, dados realmente interessantes se tivermos em conta a já destacada eficiência dos motores TDI CR do Grupo VW.

Níveis de equipamento: Reference e Style

A gama Seat Exeo Ecomotive está disponível em duas versões de equipamento, ambas equipadas de série com 7 airbags, Climatronic de 2 zonas, ABS + TCS, ESC com assistente de travagem de emergência (EBA), computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros eléctricos, espelhos retrovisores eléctricos e aquecidos, faróis de nevoeiro, fecho centralizado com comando à distância, cruise control, regulação em altura dos assentos dianteiros, apoio de braço dianteiro e traseiro com compartimento, ISOFIX e Top Tether nos bancos traseiros, e suspensão desportiva.
A versão Reference contém rádio CD/MP3 + 4 colunas com entrada auxiliar (Aux-in) e jantes de aço de 16” com pneus 205/55.
Por sua vez, a versão Style oferece de série sensores de estacionamento traseiro, sensor de chuva, pára-brisas com faixa superior verde, função Coming Home, volante multi-funções em pele, rádio CD/MP3 + 8 colunas com entrada auxiliar (Aux-in) e jantes de liga leve de 16” com pneus 205/55.
Adicionalmente, o Exeo ST está equipado de série com barras no tejadilho e ganchos para carga na traseira.

Lista de opcionais: do som à segurança

Na lista de equipamento extra conta-se o sistema de som Bose, especialmente desenvolvido para o Exeo, que conta com dez colunas, amplificador e tem uma potência de 190 watts. Com este equipamento, a qualidade de som é especialmente nítida e equilibrada.
Para além deste sistema a gama Exeo pode ser equipada com faróis Bi-xénon + AFS + lava faróis e Leds dianteiros e traseiros.
Outras opções disponíveis na gama Exeo são o navegador SEAT Media System E - com ecrã a cores e DVD de cartografia -, assentos dianteiros eléctricos, e o tecto solar com células fotovoltaicas. Como não podia ser de outra forma, a SEAT concede uma grande importância à segurança dos ocupantes, pelo que o Exeo pode ser equipado com nove airbags.


Mais sobre o Exeo

Ao lado de uma imagem de dinâmica desportiva - a que não é alheia a sua origem -, o SEAT Exeo oferece também uma sensação de qualidade, reforçada pelo uso de revestimentos suaves no interior, pela atenção ao detalhe e pelo excelente ajuste das diversas partes do habitáculo.

Com um comprimento de 4,66 metros, oferece espaço para cinco passageiros e um compartimento de bagagem que, no caso da carrinha (ST), varia entre os 442 e os 1.354 litros.
Com uma abertura traseira larga e elevada modularidade, o Exeo ST deseja ser uma parceira perfeita para todos os desafios colocados por um estilo de vida ativo, desportivo ou de um dia de negócios bem sucedido.
O Exeo é construído em Martorell, perto de Barcelona.

Preços:



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)