Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Segunda-feira, 04.06.12

Pneus Dunlop com código QR

A conhecida marca de pneus já está preparada para vender novos produtos com a vinheta energética. Mas adicionou uma até agora inédita funcionalidade a esta informação: um código QR que pode ser lido pela maioria dos “smartphones” com câmara e ligação à internet, permitindo ao consumidor aceder mais facilmente a um conjunto mais vasto de informação. E ainda esta directiva europeia não entrou em vigor e já apresentou um pneu com categoria AA, um novo máximo desta escala de valores de eficiência energética, comportamento e ruído de rolamento.
A poucas semanas da entrada em vigor da nova etiqueta que, obrigatoriamente, deverá acompanhar os pneus vendidos a partir de Novembro deste ano (conhecer mais pormenores sobre este assunto neste texto), a Dunlop anunciou a adição de um código QR à informação disponibilizada ao consumidor.
“QR” é um código concebido para ser lido pela maioria dos “smartphones” com câmara e ligação à internet, permitindo, desse modo, aceder a um conjunto mais vasto de informação do que aquela que acompanha o pneu: além da eficiência do consumo de combustível, do desempenho da aderência em piso molhado e do ruído exterior do rolamento, os técnicos desta marca líder no sector, trabalham com cerca de 50 outros critérios na avaliação de cada produto, a maioria dos quais de interesse para o consumidor.

O primeiro pneu com etiqueta AA

O pneu Sport BluResponse AA é o seu primeiro pneu com etiqueta AA, na Europa.
A etiqueta AA significa satisfazer os mais elevados níveis de classificação em termos de eficiência de consumo de combustível e aderência em piso molhado, de acordo com essa nova regulamentação europeia sobre etiquetas de pneus.
Este pneu protótipo, desenvolvido em quatro tamanhos, foi especificamente concebido para fins de Investigação e Desenvolvimento.
Por isso, de momento não se encontra disponível para venda. Será utilizado, principalmente, como base para desenvolvimento de futuros pneus de elevadas classificações, a serem lançados num futuro próximo e para demonstrações de pneus em diversos eventos.

Características

Para a Dunlop, o desafio foi conceber um pneu desportivo, com elevado grau de desempenho, mas que cumprisse com alguns dos principais critérios da etiqueta.
Por isso, o “Sport BluResponse AA” revela um importante avanço tecnológico e é o reconhecimento da capacidade de engenho da marca americana.
Criado com base em algumas das tecnologias dos pneus de competição Dunlop, a elevada classificação de este novo pneu foi conseguida graças à aplicação de um composto recentemente desenvolvido, uma tecnologia concebida para reduzir a produção de calor no pneu, uma estrutura de banda melhorada e novas técnicas de fabrico.
“Mesmo num pneu AA, a Dunlop mantém-se fiel à sua tradição de competição“, declara Sanjay Khanna, director geral da marca Dunlop.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)