Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quinta-feira, 11.10.12

APRESENTAÇÃO: Renault Clio R.S. 200 EDC (MY 2013)

É sem dúvida a versão mais desportiva e aguardada da quarta geração do utilitário francês. O novo Clio R.S. traz não apenas um motor a gasolina mais pequeno do que na anterior geração (1.6 turbo) como uma transmissão automática de seis velocidades com dupla embraiagem, a famosa caixa EDC da Renault (conhecer AQUI mais detalhes sobre este equipamento). Por via disso garante melhores consumos e emissões mais controladas, mas todo o pedigree e capacidade desportiva foram incrementados graças a um conjunto de sistemas e possibilidades na escolha das afinações, algumas delas ao dispor do piloto. Descubra a seguir mais pormenores sobre o novo Clio R.S. 200 EDC.

O novo Clio Renault Clio R.S. 200 EDC beneficia, naturalmente, dos genes e da experiência da Renault Sport. Daí que herde com toda a propriedade a sigla R.S. que designa as versões mais desportivas e próximas de um modelo de competição.
Ao contrário do que era habitual acontecer, a carroçaria é de cinco portas.
Na dianteira, a lâmina da grelha inferior evoca o sucesso da Renault na Fórmula 1. O difusor traseiro e o aileron oferecem, respectivamente, 80% e 20% de apoio aerodinâmico suplementar. A grelha, os spoilers, os pára-choques, os faróis diurnos de LED e as jantes de 17 ou 18 polegadas são elementos específicos que contribuem para o forte impacto visual que o automóvel provoca.

Estrutura mecânica orientada para elevadas prestações

Apenas disponível com transmissão automática de seis velocidades, apesar de ainda não terem sido revelados dados sobre o seu desempenho, calcula-se que este facto e um motor mais pequeno possam permitir uma redução de 2,0 no consumo médio.
Ao contrário da anterior geração servida por um motor atmosférico de 2,0 litros, a actual recorre a um motor turbo de 1,6 litros com injecção directa e comando variável das válvulas. Debita 200 cv às 6000 rpm e possui um binário constante de 240 Nm entre as 1750 rpm e as 5600 rpm.
O motor é acoplado a uma transmissão automática de dupla embraiagem da Renault - "EDC" –, dotada com três programas de funcionamento que fazem variar a rapidez da troca de velocidades.
Além das duas configurações de suspensão - "Sport" ou "Cup", este último com um amortecimento mais rijo e o centro de gravidade 5 mm mais próximo do solo -, no painel há também um comando chamado "Drive RS". Através deste é possível ajustar a resposta do pedal do acelerador, a evolução da caixa de velocidades e o controlo de estabilidade em função do tipo de condução pretendido: "Normal", "Sport" ou "Race".

Interior e equipamento que não enganam

O habitáculo não podia ser mais vincadamente desportivo. Além de predominar o vermelho, há que contar com instrumentação específica e um volante próprio sob o qual despontam patilhas para comandar sequencialmente a caixa de velocidades EDC.
O equipamento é semelhante à restante gama, possuindo, de série, todos os equipamentos desejados num topo de gama: sistema multimédia e computador “R-Link” (descobrir mais sobre o funcionamento deste sistema no TEXTOde apresentação da gama Clio 2013) com navegação internet através do ecrã táctil, câmara de estacionamento traseira, rádio Bluetooth® com entrada USB e sistema de entrada e arranque mãos-livres.
É ainda possível personalizar o exterior dentro do tema e do universo Renault Sport, para que os proprietários possam compor o modelo de acordo com o seu gosto e a sua personalidade.
O Novo Renault Clio R.S. 200 EDC será comercializado no primeiro trimestre de 2013.

Descubra AQUI o Renault Clio que procura

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)