Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quinta-feira, 16.08.12

Como planear uma viagem de automóvel. Que trajecto escolher e formas de chegar ao destino.


O “velho” mapa de estradas continua a ser uma ferramenta útil e imprescindível para qualquer condutor que “se faça” à estrada. Desde que seja um que esteja actualizado, está claro. Contudo, existem mais modos de planear atempadamente uma viagem. Na internet encontram-se facilmente diversas soluções que permitem não apenas escolher os melhores caminhos como saber, antecipadamente, o preço das portagens. Ou então fazer uma estimativa do consumo e dos gastos, em combustível, para efectuar determinado trajecto. Confira a seguir algumas ideias.
Um bom e actualizado mapa de estradas continua a ser um instrumento útil e imprescindível. Mesmo quando a viatura dispõe de sistema de GPS. O tempo que o aparelho leva a recalcular rotas ou a forma abrangente de visualização de um mapa em papel oferece, fazem com que mantenha muita valia e importância.
O investimento num bom mapa de estradas actual é, por isso, facilmente reembolsado no tempo e no combustível poupado.

Sistemas de navegação

Embora muita gente continue fiel ao mapa de estradas e a considera-lo a forma mais prática de descobrir um caminho, o mais vulgar, hoje em dia, é recorrer aos aparelhos de GPS.
Os da Tom-Tom dispõem até de um serviço que permite a pesquisa de localidades e pontos de interesse através do Google. Além disso, monotorizarem a velocidade da viatura, alertam para excessos de velocidade e até para a presença de radares fixos.
Contudo, alguns destes serviços exigem uma subscrição anual paga. Convém também manter os mapas do aparelho de GPS actualizados e isso é outro serviço geralmente pago.
Para mais, em Portugal, a rede viária está em permanente mutação. Todos os anos há novas estradas e reclassificação de outras. Exemplo disso foi a passagem de algumas SCUT a estradas com circulação paga e controlada através de dispositivo electrónico. (veja AQUI formas de pagamento destas portagens)
Alguns destes aparelhos dispõem de mais funcionalidades igualmente úteis: comandos que permitem a pesquisa por voz ou sistema “Bluetooth” para o telefone, não apenas mais seguro como capaz de evitar multas desnecessárias.
Por outro lado, ao irem actualizando a distância e o tempo de viagem que resta até ao destino, essa previsão acaba por ter uma utilidade inesperada: imagine-se só como se torna fácil responder à recorrente pergunta “falta muito para chegar?”


GPS por telemóvel

Se não tem ou não pretende gastar dinheiro com um aparelho destes, alguns dos novos telemóveis permitem serviços semelhantes, conforme o tipo de aparelho e a operadora.
A TMN possui uma das melhores aplicações do género: o TMN Drive, gratuito e capaz de funcionar com qualquer um dos principais sistemas operativos utilizados pelos smartphones. (conhecer NESTE texto mais informações sobre este aplicativo).

Planear antecipadamente por computador

Existe ainda a possibilidade de planear previamente uma viagem com recurso ao computador, imprimindo depois as informações e utilizando-as como se se tratasse de um “road-book”.
Os serviços do Google Maps são certamente o recurso mais utilizado. As informação recolhidas podem até ser partilhadas por email ou enviadas para alguns sistemas portáteis.

Além de construir pneus e de desenhar excelentes mapas de estrada, a Michelin dispõe, igualmente, de um local na internet onde pode ser feito o planeamento de um trajecto.
Em “viamichelin.pt” o leitor pode calcular e escolher o percurso da viagem.
Qualquer destas duas opções - Google Maps ou Via Michelin - permitem calcular a viagem evitando auto-estradas com portagem paga, ou ainda ter uma ideia do custo aproximado em combustível.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)