Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Terça-feira, 02.10.12

APRESENTAÇÃO : Nissan TeRRA (concept-car 2012)

O Salão Automóvel de Paris foi fértil em novidades, a maioria das quais com enfoque na eficiência energética e consequente redução de emissões. Prossegue a bom ritmo a apresentação de modelos ou concept-cars puramente eléctricos e, nesse capítulo, a Nissan é um dos construtores mais avançados. Na capital francesa o foco das atenções foi para este compacto mas possante SUV com emissões zero, capaz de elevar a sustentabilidade ambiental a um novo patamar: o dos veículos versáteis e polivalentes, com à-vontade e capacidade para trilhar caminhos fora do alcatrão e, simultaneamente, desenvoltura e agilidade suficientes para ambientes urbanos. Sempre a bem do ambiente e da qualidade do ar que respiramos. Solução eléctrica dianteira igual à do Leaf e unidades motrizes acopladas às rodas traseiras garantem uma transmissão integral que é alimentada por pequenas baterias de hidrogénio. Mas há mais. Confira a seguir as imagens e os detalhes deste inovador e apelativo SUV eléctrico.

Com três motores eléctricos e tracção integral, este protótipo é movido por uma célula de combustível que abre o caminho para o futuro SUV de emissões zero da Nissan.
O seu design exterior de SUV compacto expressa uma atitude atlética, enquanto uma disposição original dos bancos e materiais definem um novo paradigma na categoria dos SUV. Possui, além disso, um painel de instrumentos inteiramente portátil!
Olhemos com maior detalhe:
Sendo a primeira vez que um SUV recebe uma solução inteiramente eléctrica, não deixam, por isso, de presentes as características do conceito: pneus de grande dimensão, linha de cintura alta, pilares grossos e janelas laterais estreitas, características do vocabulário SUV. Cantos vivos, frente e traseira curtas e grupos ópticos esculpidos contribuem para uma postura fluída e aerodinamicamente eficiente.

Tecnologia digital portátil

O painel da porta é uma fusão de acrílico esculpido e colorido e guarnições em madeira clara, misturados num padrão intrigante. Contornando o habitáculo à altura dos ombros corre um friso metálico que dá aos ocupantes do TeRRA uma sensação de segurança. O contraste madeira/metal continua em todo o painel, numa fusão de madeira de faia e acrílico.
Do lado esquerdo, a consola de instrumentos e a direcção projectam-se suavemente para junto do condutor, interrompendo apenas pontualmente as linhas limpas do painel frontal.
O interior quer-se confortável e acolhedor. Na frente do condutor está um painel de instrumentos exclusivo. É um painel electrónico - como são hoje os populares dispositivos portáteis - que serve como "chave inteligente". O condutor coloca-o na respectiva doca ao entrar e remove-o ao sair.
Quando colocado no Nissan TeRRA, a vista padrão do painel exibe a velocidade e outros indicadores de desempenho. Mas o condutor pode facilmente alternar para os modos de entretenimento, comunicação, navegação e outros.
Fora do TeRRA, o painel oferece todas as funções que se esperam de um tablet, além de permanecer continuamente em contacto com o veículo. O conceito é simples: informações e comunicações sem interrupção, na estrada e em qualquer outro lugar.

Disposição diagonal do interior

A posição de condução oferece uma nova perspectiva sobre a estrada e incrementa significativamente a visibilidade. O condutor do TeRRA, perfeitamente conectado, senta-se na frente e quase no centro de um layout único em diagonal, que posiciona os passageiros de trás sobre os ombros daqueles na frente, em vez de directamente por trás.
Os próprios bancos possuem um motivo hexagonal que é conseguido através de vários aspectos do desenho.
Quando dobrados os três bancos dos passageiros, o fundo da cabina é totalmente plano e não apresenta obstáculos para o transporte de bicicletas, kayaks e outros objectos volumosos. Esta superfície plana resulta de uma mecânica extraordinariamente compacta que não requer a existência de um veio de transmissão para assegurar a tracção integral.
Vamos então saber aquilo que move o Nissan TeRRA.

Uma inovadora solução 4x4 eléctrica

Embora o TeRRA seja apresentado como um conceito e não como uma proposta técnica, a sua solução de transmissão 4x4 com célula de combustível está longe de ser imaginária.
Movimentando as rodas da frente está o sistema de propulsão eléctrica actualmente utilizado no Nissan LEAF.
Em cada roda traseira e proporcionando tracção em todas as rodas conforme necessário, estão os motores eléctricos incorporados na jante que já foram testados nos três protótipos sucessivos do Nissan PIVO.
Como não são necessários veios de transmissão para transmitir a potência às rodas traseiras, não existe nenhuma protuberância no chão da cabina ou na parte inferior da carroçaria. Isto permite que o pavimento do habitáculo e a protecção inferior da carroçaria sejam totalmente planos.
Sob o capot está um espaço necessário para a pilha de células de combustível de hidrogénio desenvolvida pela Nissan: esta unidade, plana e altamente compacta, é líder mundial na densidade de potência com 2,5 kW/L.
Sendo a mais recente geração de uma série de células de combustível da Nissan desenvolvidas desde 1996, esta pilha custa apenas um sexto da sua antecessora de 2005, uma vez que a necessidade em metais preciosos - caros - foi reduzida a um quarto do nível anterior.
O TeRRA é, apenas por enquanto, meramente um protótipo. Mas (re)afirma, sem margem para dúvidas, a capacidade técnica da Nissan para produzir, em massa, veículos eléctricos com célula de combustível.
Para isso começar a acontecer, só é preciso que o hidrogénio fique amplamente disponível.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)