Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quarta-feira, 12.09.12

Mazda estabelece parceria na Rússia e arranca com produção naquele País

Depois da China ou da Índia, a Rússia. As marcas japonesas e europeias apostam cada vez mais em parcerias com os chamados países “Bric”, um conjunto de nações que fazem parte dos denominados “mercados emergentes”: China, Rússia, Brasil, Índia e, mais recentemente, a África do Sul. Depois de ter antecipado a apresentação do novo Mazda6 para o Salão Automóvel de Moscovo e de relegar apenas a versão carrinha para o de Paris, a Mazda anuncia agora o estabelecimento de uma “joint-Venture” na Rússia, que visa a construção de unidades de fabrico ou montagem de modelos em comum com um importante fabricante de automóveis da antiga União Soviética.



Na presença de Vladimir Putin (Presidente da Federação Russa) e Igor Shuvalov (Primeiro Ministro russo), o presidente e CEO da Mazda, Takashi Yamanouchi e Vadim Shvetsov, CEO da Sollers, formalizaram um acordo para o estabelecimento de uma nova companhia produtora em regime de “joint-venture”’, denominada MAZDA SOLLERS Manufacturing Rus.
No seu discurso, o Presidente e CEO Takashi Yamanouchi afirmou “Estamos aqui hoje graças (…) ao enorme suporte de todas as entidades governamentais envolvidas. A indústria automóvel russa regista um rápido crescendo, com um volume de vendas anual na ordem dos três milhões de unidades. A Mazda está na vanguarda da indústria automóvel pelo estabelecimento de uma fábrica em Vladivostok, uma região que se espera crescer até se tornar num importante pólo, especialmente dentro do grupo Económico do Leste da Ásia”. E acrescentou: “Através desta 'joint-venture', a Mazda pretende não só garantir o seu próprio crescimento neste mercado, mas também contribuir para o futuro desta indústria na Rússia”.
Este é sem dúvida um importante passo para uma marca que não possui unidades produtivas fora do Japão e que, por isso, sofre bastante com as flutuações cambiais do Iene, nomeadamente com a sua valorização como a que está actualmente a acontecer.
A estrutura de produção resultante desta joint-venture iniciará as operações em Outubro de 2012, apenas como unidade de montagem numa fase inicial. Quando as operações arrancarem, a capacidade anual rondará as 50.000 unidades.
Posteriormente, a Mazda pretende estabelecer uma unidade de carroçarias e outra de pintura, aumentando a capacidade de produção em 100.000 unidades/ano. A Mazda irá produzir dois modelos nesta nova fábrica, nomeadamente o CX-5 no arranque da produção e o novo Mazda6 (designado Atenza no Japão) que se lhe juntará no futuro.


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)