Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Segunda-feira, 20.08.12

APRESENTAÇÃO: Toyota Auris (MY2012)


Nunca foi um carro bem-amado no mercado português. A primeira geração padecia sobretudo de plásticos interiores fracos para a imagem de qualidade do construtor. Depois, o facto de se encaixar entre o Yaris e o Corolla retirou-lhe algum espaço de comercialização (ler AQUI um ensaio em 2007). Em 2010, uma profunda renovação veio limar algumas arestas e, sobretudo, fez surgir uma versão híbrida (ensaio AQUI) com unidades eléctricas acopladas a um motor a gasolina 1.8. Um novo Toyota Auris está a caminho. Conheça a seguir o que traz de novo este representante da marca japonesa no segmento C.
Mais arrojado, mais desportivo, mais dinâmico. É a promessa da Toyota para o novo Auris, em estreia na edição 2012 do Salão Automóvel de Paris.
Com três tipos de motorizações disponíveis - hibrida, diesel e gasolina – foi dado especial enfoque à gestão do peso, ao acerto do chassis e à aerodinâmica, de forma a melhorar a dinâmica e ao mesmo tempo reduzir consumos e emissões.
Construído em Inglaterra, o novo modelo quer estar ao melhor nível qualitativo da classe e, simultaneamente, reforçar a eficiência de todas as motorizações. Além de querer manter a liderança tecnológica da versão híbrida “full hybrid”, que permite a movimentação exclusivamente em modo eléctrico.
É o carro mais baixo do segmento C, com uma redução de 55 mm na altura e um Cd de apenas 0.28. Isto contribui para a sua estabilidade e para a redução de combustível.

Estilo exterior

A frente mais baixa do Novo Auris combina ópticas esguias com iluminação Led diurna. O perfil evidencia as alterações profundas do painel traseiro, mais proeminente e mais plano. O pilar B, em cor preta, o novo desenho do pilar traseiro e uma linha de cintura mais pronunciada dão-lhe um aspecto mais robusto.
Na parte traseira, o acesso à bagageira foi melhorado com o aumento das dimensões do portão traseiro, ladeado por novos farolins.
Entre as várias inovações encontra-se o “Skyview” o maior tecto panorâmico do segmento C


Interior

Os materiais que estão em contacto com os passageiros foram amplamente melhorados. O volante é revestido em pele de elevada qualidade e tanto a parte superior do tablier como as quartelas das portas possuem materiais suaves ao toque. Ambas as pegas das portas são cobertas por um tecido macio.
Materiais de elevada qualidade em tons cinza foram ainda aplicados nas saídas de ventilação, nas aplicações em volta do painel de instrumentos, na consola central, no túnel de transmissão, nos controlos do ar condicionado e do áudio.
Nas versões de topo, a parte superior do tablier encontra-se revestida a pele.
Com a melhoria substancial no interior a gestão de espaço foi profundamente revista. Houve melhoria da posição de condução e incremento do espaço para os joelhos dos passageiros do banco de trás, aumentado a capacidade de bagagem para 360 litros. Incluindo a versão híbrida, com a bateria a ser recolocada sob o banco traseiro, sem retirar espaço de carga.

Motores

Estarão disponíveis três tipos de motorizações, com destaque para a versão híbrida.
O Novo Auris Híbrido possui um novo sistema “Hybrid Synergy Drive”, mais eficiente e também mais dinâmico graças às alterações introduzidas na última tecnologia “Full Hybrid” da Toyota.
O motor 1.8 litros da motorização híbrida vai estar disponível juntamente com os blocos diesel 1.4 D-4D e 2.0 D-4D e dois blocos a gasolina – 1.33 Dual VVT-i e 1.6 Valvematic.
Cada motorização – gasolina, diesel e híbrida – espera-se que represente cerca de 1/3 das vendas do Auris, ilustrando que a tecnologia híbrida é agora uma opção generalista e não uma proposta de nicho. A primeira geração do Auris Híbrido suplantou a marca de 60.000 unidades desde o seu lançamento em 2010, sendo o segundo modelo hibrido mais vendido na Europa logo a seguir ao Toyota Prius.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)