Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto



Quarta-feira, 06.09.06

Renault Laguna 2.0 dCi

Equilíbrio e segurança

APRESENTADO há um ano em nova versão, o Laguna recebeu no final do ano novos motores diesel mais potentes e eficientes. Ainda que mantenha em comercialização o motor 1.9, agora com 130 cv, o destaque vai para a unidade 2.0 em duas versões de 150 e 175 cv, equipadas com filtro de partículas e cumpridoras das futuras normas de baixa emissão de poluentes. Associada ao motor 2.0 dCi surge também uma nova caixa de seis velocidades, que vem contribuir para um aumento significativo de binário para os 340 nm às 2000 rpm.

«JOGANDO» num segmento tão exigente quanto competitivo, este modelo tem a ingrata tarefa de se digladiar com outros de marcas de prestígio firmado na classe. Uma empreitada nada fácil e em que, a par de um dinamismo não demasiado arrojado das linhas — neste segmento tanto coabitam os clientes familiares como executivos empresariais —, a imagem de robustez, qualidade e classe deve estar bem presente. A oferta de equipamento tem que ser vasta e completa, não dispensado as mais recentes novidades tecnológicas e esse será, porventura um dos aspectos que mais vinca a actual geração, que passou a poder de dispor de itens como um avançado sistema de navegação.

O CARMINAT NAVIGATION e Communication, quando presente, é não apenas simples, rápido e deveras intuitivo apesar das suas inúmeras funções, como dispõe de reconhecimento vocal para comando da navegação e utilização do telefone, zoom automático na aproximação das mudanças de direcção, proposta simultânea de três itinerários alternativos, e outros extras. Disponível em sete línguas incluindo o português, contém 21 países cartografados num único DVD.
Mas, em relação à versão anterior, encontramos também os faróis de xénon com um controlo electrónico que adapta o feixe em função da distância ao solo do veículo. Por aqui se percebe as preocupações com a segurança sempre presentes na marca francesa e, se o anterior Laguna já merecia a classificação máxima nesse âmbito, a nova geração pretende ir mais longe ao proporcionar airbags de maior amplitude e sistemas de retenção ainda mais eficazes, estes a pensar também nos mais novos.

MAS TUDO ISTO não chegaria se igualmente não proporcionasse uma condução mais segura e previsível do ponto de vista dinâmico. Efectivamente, sem sacrificar o conforto que continua em excelente nível, o desempenho do Laguna, muito ajudado pelo controlo dinâmico de estabilidade com controlo de subviragem, passou a contar com múltiplos sensores que fazem a «leitura» das condições do sistema de suspensão e do estado dos pneus, contribuindo para uma reacção mais rápida do sistema de controlo da trajectória. E o resultado prático é realmente surpreendente, pois o familiar francês tem não apenas um comportamento muito seguro em fracas condições de aderência, como se revela eficaz em piso irregular, mantendo a tracção e garantindo o conforto.

AS ALTERAÇÕES estilísticas passaram como é habitual por uma secção dianteira de acordo com a nova imagem da marca, mais dinâmica e simultaneamente mais elegante. Obviamente que o interior também saiu beneficiado, pois não apenas apresenta acabamentos mais cuidados, como a atmosfera sóbria e cuidada se alia a materiais mais nobres no revestimento do painel de bordo, mais suaves e actuais nos padrões dos bancos. Dotado de uma série de inovações que visam melhorar o conforto, o Laguna proporciona uma excelente posição de condução e de fácil adaptação mercê dos múltiplos ajustes, sendo de salientar também a ergonomia dos variados comandos.
A par do cartão de comando que dispensa a chave, uma das características deste modelo é a ausência do tradicional travão de mão, substituído por um comando eléctrico situado à esquerda do volante. Esta funcionalidade acaba por tornar muito prático o vulgarmente chamado «ponto-de-embraiagem», surgindo, no local que tradicionalmente ocupa, o comando central multimédia que controla o sistema de navegação.

EXTRAORDINARIAMENTE silencioso, a nova unidade motriz é igualmente mais económica, mercê de uma gestão mais precisa da injecção de combustível. A prontidão da resposta nas recuperações e a velocidade de ponta permitida, não deixam margem para dúvidas quanto à mais valia deste 2.0 dCi, bem coadjuvado pela precisão da nova caixa de seis velocidades.
Não sendo um dos modelos mais vistosos do seu segmento, não restam dúvidas de que este novo Laguna se reforçou em matéria de pontos de interesse. Com a segurança a manter-se como um dos pontos de honra, um lote assinalável de inovações técnicas, um interior amplo e muito confortável, uma facilidade de condução que nos faz esquecer as avantajadas dimensões e um motor que se revela um dos mais eficazes da classe dos 2,0 l, esta versão apresenta-se como uma proposta equilibrada e sedutora.


— o —
PREÇO, desde 35600 euros MOTOR, 1995 cc, 150 cv às 4000 r.p.m., 340 Nm às 2000 rpm, 16 válvulas, Injecção directa common rail PRESTAÇÕES, 215 km/h CONSUMOS, 7,7/4,9/5,9 l (extra-urbano/combinado/urbano) CO2, 155 (g/km)
— o —

UMA BERLINA de cinco portas e uma versão break constituem a oferta em termos de tipos de carroçarias. A gasolina, os motores 1.6 16v de 115 cv, e um exclusivo Laguna GT equipado com uma motorização 2.0T de 205 cv. A gama diesel é mais abrangente e formada, além deste, pelos motores 1.9 dCi, agora com 130 cv, e o 2.2 dCi com caixa automática proactiva. Na berlina e na break é possível ainda optar por este 2.0 dCi com 150 ou 175 cv. Em matéria de equipamento, a versão base desta motorização, designada Dynamique, contempla ABS com EBV e sistema de assistência à travagem de urgência, ESP (controlo dinâmico de estabilidade) com ASR (sistema anti-patinagem), quatro airbags (frontais e laterais tórax dianteiros), sistema de controlo da pressão dos pneus, sistema de retracção do pedal de travão em caso de choque, trancamento automático das portas em movimento, sistema de fixação isofix nos dois lugares laterais traseiros, ar condicionado automático com regulação separada esquerda/direita, quatro vidros e retrovisores eléctricos, faróis de nevoeiro, rádio/CD, jantes em liga de 17’’, computador de bordo, bancos em couro e tecido com ajustes em altura e profundidade, tal como a coluna da direcção, e cartão com telecomando.
Resultado do modelo nos testes de segurança EuroNcap (teste mais actualizado à data: 2003):
http://www.euroncap.com/content/safety_ratings/details.php?id1=3&id2=158

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)