Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Terça-feira, 17.07.12

APRESENTAÇÃO: Hyundai i20 (MY 2013). Preços para Portugal.

Projectado para os consumidores mais jovens, o popular e robusto citadino da marca coreana foi revisto e actualizado nos seus elementos interiores e exteriores. Construído sob o sucesso do original i20 hatchback de cinco portas é o reflexo do desenvolvimento da gama de veículos de passageiros da Hyundai, que continua a beneficiar dos avanços tecnológicos em termos de motorizações e design. Além deste refrescamento estético, conhece um novo motor, o bloco de 3 cilindros com uma cilindrada de 1.1 litros, 75 cv e o mais baixo nível de emissões de CO2 para um motor convencional: 84 g/km. Além deste, o mercado nacional contará ainda com uma versão a gasolina 1.2 com 85 cv. Preços a partir de 12500 euros.
Seguindo a nova arquitectura aerodinâmica “fluidic sculpture”, estreada no i40 e seguida pelo i30, o novo Hyunda i20 disporá do motor diesel de 3 cilindros com 75 CV de potência. Esta acaba por ser uma razão de satisfação para o importador nacional, já que a actual geração conhece apenas a versão diesel 1.4 com 75 ou 90 cv, além do bloco 1.6/128 cv.
Este bloco de 3 cilindros, presente no Kia Rio, vem ajudar a renovar os predicados de versatilidade e robustez deste veículo compacto, originando vantagens fiscais para o comprador.
É que adicionadas todas as tecnologias que fazem parte do eco-programa Blue Drive™, este propulsor emite apenas 84 g/km de CO2, a cifra mais baixa registada em qualquer carro com um motor convencional. O motor foi desenvolvido no centro de excelência diesel da Hyundai – parte do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca situado em Russelsheim, Alemanha – e exibe a capacidade da Hyundai em dominar a tecnologia dos motores diesel ecológicos.
Além desta motorização da família diesel U-II, no mercado português será ainda disponibilizada a versão a gasolina 1.2 de 85 CV de apenas 114g/km de emissões.
Quanto ao bloco 1.4 já presente na gama e, pelo menos nesta fase, não disponível em Portugal, mantém as mesmas tecnologias do programa Blue Drive™ que conferem a esta versão de 90 CV emissões de apenas 96 g/km de CO2, ao invés das 109 g/km actuais.



Motores a gasolina

Entre os motores a gasolina presentes na gama, contam-se unidades 1.2 5 e 1.4, esta última certamente a animar versões mais desportivas.
A todos os novos motores é comum a preocupação com os consumos e o nível de emissões. Assim, o 1.25 apesar de garantir uma potência de 85 cv produz apenas 109 g/km, quando o padrão da classe é de 114 g/km).
O mesmo acontece com o motor mais potente - 1.4/100 cv - e também o mais rápido da gama: faz dos 0 aos 100 kph em 11,6 segundos, não disponível no mercado português.
Coadjuvados pela tecnologia  Blue Drive da Hyundai ™ (que inclui ISG - sistema de start/stop -, pneus de baixa resistência ao rolamento e sistema de gestão do alternador, os motores podem ser acoplados a caixas de velocidades manuais, escalonadas de modo a retirar a melhor eficiência energética do motor.
O motor a gasolina 1.25 é o único a dispor de caixa manual de cinco velocidades, sendo de seis relações quer para a versão a gasolina mais potente como para os dois motores diesel. Este modelo a gasolina (1.4/100 cv) poderá também dispor de transmissão automática de quatro velocidades.

Identificação exterior com a marca


Revisto e actualizado, por dentro e por fora, vem apelar a uma gama maior de compradores, incluindo os consumidores mais jovens.
Com um design exterior que o identifica, de imediato, com os mais recentes produtos da marca, o i20 possui todos os detalhes do estilo Hyundai, incluindo a grelha dianteira hexagonal, verdadeira assinatura da marca, e os faróis em forma de diamante. Recriando o estilo do novo i20 a partir do original modelo, os designers do centro de estilo europeu da Hyundai modernizaram o aspecto com um perfil mais contemporâneo da frente até ao pára-choques traseiro, um novo capot, novas ópticas de nevoeiro e novas jantes.
Por uma questão de harmonia, mas também porque passou a integrar sistema de assistência ao estacionamento traseiro, o pára-choques e as luzes traseiras foram redesenhadas.
Em termos de dimensões, a largura (1710 mm), altura (1490 mm) e a distância entre eixos (2525 mm) do novo i20 permanecem iguais, enquanto o comprimento cresceu apenas 55 mm (30 mm na frente, 25 mm na traseira) para os 3995 mm.

Melhorias no interior

A actualização do habitáculo passou pela disponibilidade de novos padrões de tecido e aumento da qualidade dos revestimentos, agora mais suaves ao toque.
Reformulada foi também a apresentação do tablier, sobretudo na conjugação das cores e na cercadura dos instrumentos e comandos. Em termos de espaço alcançaram-se ligeiros ganhos numa habitabilidade que já era boa, contudo esses valores não são muito significativos. O compartimento de carga mantém a capacidade de 295 litros
Entre as várias novidades em termos de equipamento, a par do sistema de estacionamento traseiro que pode incluir câmara com exibição de imagens no retrovisor interior, o novo i20 pode incluir chave inteligente, pisca-pisca accionados apenas com um toque, luzes e limpa pára brisas automático.


Tabela de Preços


Incremento da segurança e do conforto


A par do aumento da qualidade e dos novos equipamentos, existiram preocupações acrescidas com a melhoria do conforto - melhor insonorização, menos vibrações - e da segurança.
Todos os novos Hyundai i20 vêm de série com Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), incluindo Monitorização da Estabilidade do Veículo (VSM).
A sua agilidade e capacidade de resposta, bem como as ajudas electrónicas irão desempenhar um papel chave para manter os ocupantes seguros, sendo que, em caso de colisão, a protecção é garantida pelo uso de aço de alta resistência na robusta carroçaria e pelos airbags frontais, laterais e de cortina.
Este pacote de segurança é reforçado pelas fixações ISOFIX nos bancos traseiros e pelos avisos de colocação dos cinto de segurança de todos os cinco ocupantes, que certamente ajudarão a manter as 5 estrelas Euro NCAP da versão anterior.
Como sucede com todos os novos modelos lançados na Europa, o novo i20 oferece de série a Garantia “5 Anos Tripla Confiança”, que inclui uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, cinco anos de assistência em viagem gratuita e cinco anos de verificações anuais gratuitas.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)