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Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Sexta-feira, 07.10.11

APRESENTAÇÃO Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX

Reivindica o facto de ser o Astra mais económico de sempre. Chega agora a Portugal com um consumo médio de apenas 3,7 l/100, graças a um motor diesel que dispõe de regeneração de energia na travagem e sistema Start/Stop. Com a aerodinâmica revista visando a optimização dos consumos e uma nova gestão térmica do motor, tem um preço de 25.150 € para um nível de equipamento completo.

Com emissões de 99 gramas de CO2 por quilómetro, o Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX de cinco portas destaca-se, mesmo assim, por não sacrificar as performances em favor das emissões ou da economia de combustível.
Os 130 cv situam-no num patamar francamente superior face à potência média de 105 cv de outros familiares compactos criados mediante a filosofia de baixas emissões. Conjugado a isso, um binário máximo de 300 Nm, proporciona índices superiores de performance e dinâmica de condução. A velocidade máxima é de 201 km/h e 11,2 segundos é quanto leva a cumprir os típicos 0 aos 100 km/h.
Os componentes aerodinâmicos activos, o evoluído sistema de regeneração da energia na travagem e a redução da resistência ao rolamento permitem, em conjunto com a apurada gestão térmica do motor, reduzir significativamente o consumo de combustível (menos 0,8 l/100 que o 1.7 CDTI de base, ou 17 por cento) e baixar as emissões de dióxido de carbono (um corte de 20 g/km).
O consumo urbano anunciado é de 4,3 litros.


Proposta competitiva


Este novo Opel Astra 1.7 CDTI ecoFLEX está disponível no mercado português no nível de equipamento Enjoy.
O equipamento de série inclui ar condicionado, vidros eléctricos, fecho centralizado de portas, chassis desportivo rebaixado, rádio com leitor de CD e ficheiros MP3 com entrada AUX para dispositivos portáteis, entre muitos outros.
No capítulo da segurança, o modelo está equipado com Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) e com airbags frontais, laterais e de cortina.
Equipado com uma caixa de seis velocidades de atrito reduzido, específica para este modelo, possui ainda uma luz indicadora de mudança de velocidade e um “económetro”, ambos situados no ecrã entre o conta-quilómetros e o velocímetro. Possui ainda luzes diurnas em led.
Um deflector de ar activo integrado na grelha dianteira optimiza a aerodinâmica do automóvel e a gestão térmica do motor. Com a função de fazer variar o volume de entrada de ar no compartimento do motor, este deflector abre quando o automóvel circula a baixa velocidade ou no caso de maior esforço do motor, como em subidas, situações que causam o aumento da carga térmica do motor. A velocidades mais elevadas, o deflector activo fecha e direcciona o fluxo de ar para os contornos da carroçaria.
A altura reduzida da carroçaria ao solo e os pneus 215/60 R 16 ou 225/50 R17, de baixo atrito, são outros contributos.


Nova injecção directa e novo turbocompressor


O novo sistema de injecção efectua até oito injecções a alta pressão (1800 bar) por cada ciclo do motor, o que, a par da redução da taxa de compressão, melhora o controlo do processo de combustão, com influência significativa na redução dos consumos de combustível. Neste processo intervém igualmente o novo turbocompressor de geometria variável, equipado com sensor adicional de informação relativa à posição das pás da turbina, assegurando extrema precisão no controlo da pressão de sobrealimentação.


Gestão térmica do motor


Com o objectivo de reduzir consumos e emissões, o motor recebeu importantes alterações ao nível da configuração dos pistões. O atrito dos componentes internos do motor foi reduzido, conseguindo-se simultaneamente uma maior resistência ao desgaste. Para isso, as guias das válvulas e os pinos dos pistões recebem um revestimento à base de diamantes sintéticos.
O colector de admissão construído em plástico atribui maior eficiência ao processo de combustão, papel repartido com o controlo electrónico variável da preparação da mistura.
A elevada precisão do controlo da combustão no motor 1.7 CDTI ecoFLEX é garantida pelos sensores de pressão nos cilindros, incorporados nas velas incandescentes (tecnologia CleanTech). Com esta configuração, a combustão é efectuada no ponto ideal do curso do pistão.


Tecnologia Start/Stop


O sistema Start/Stop é um importante contributo para a redução dos consumos de combustível, emissões de gases de estufa e níveis de ruído nos centros urbanos. O processo desliga o motor ou coloca-o em funcionamento de forma automática e instantânea, enquanto uma bateria de elevado rendimento assegura a fiabilidade máxima do sistema Start/Stop.
Durante a fase “autostop” o conforto e a segurança dos passageiros mantém-se, já que a climatização, a direcção assistida e a travagem permanecem em funcionamento. O sistema Start/Stop pode ser desligado pelo condutor, bastando pressionar o interruptor
“eco” situado na consola central.
Um sistema de recuperação de energia na travagem do Astra 1.7 CDTI ecoFLEX permite gerir de forma ideal a energia eléctrica. Quando o automóvel está em desaceleração, a energia cinética é recuperada através de um alternador especial que efectua a conversão da energia do movimento em electricidade. A corrente eléctrica gerada é armazenada na bateria. Isto acontece de forma automática quando o condutor levanta o pé do pedal do acelerador ou pressiona o pedal de travão.
Quando a bateria tem carga suficiente, a alimentação dos órgãos consumidores de electricidade é efectuada pela energia eléctrica acumulada na bateria. A diminuição do esforço do motor, através da redução da força exercida pelo alternador, permite poupar combustível e atenuar emissões. As luzes de condução diurna de LED auxiliam igualmente na redução do consumo energético.


Texto elaborado com base no documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca


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