Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Quinta-feira, 01.11.12

ENSAIO: Nissan Juke 1.5dCi Shiro (Special edition)

Quando as características de um determinado carro geram boa receptividade e praticamente provocam uma espécie de moda em seu redor, o aproveitamento desse sucesso passa, invariavelmente, por um reforço da sua exclusividade. É quase uma necessidade de mercado que a Nissan está a saber aproveitar para rentabilizar este seu pequeno e recente “crossover”. Como o “Shiro”, versão topo-de-gama destinada a quem procura algo verdadeiramente distinto. Uma vez que “Shiro” significa branco em japonês, o seu interior é dominado por inúmeros pormenores nesta cor. Individualista como bem sabe ser, este Juke serve-se ainda do couro para reforçar o prestígio. A linha “Shiro” tem preços a partir dos €23650, com o motor 1.5 dCi a partir dos €27070. Quem desejar algo mais radical, o motor a gasolina 1.6 DIG-T anuncia 190 cv e pode equipar uma versão com tracção integral.

Juke e Qashqai têm sido os grandes motores da recuperação da marca japonesa nos mercados internacionais. Ao ponto destes dois modelos garantirem mais de metade das vendas, contribuindo para que a Nissan seja um dos poucos construtores que consegue crescer no conturbado mercado europeu.
Não é difícil apontar razões para o sucesso do Qashqai. Já o do Juke assenta sobretudo numa estética irreverente e fortemente personalizada, que identifica facilmente o modelo mas também que é capaz de identificar, claramente, quem o conduz.
Este é o típico caso de um carro que transmite optimismo e alegria. Que aparenta desde logo prometer alguma versatilidade, apesar das dimensões compactas não lhe proporcionarem muito espaço interior.

Estrutura inconfundível

A altura arregaçada da carroçaria e a forma dianteira inspiram-lhe uma certa robustez atrevida, à qual o “design” interior, o equipamento e a posição de condução acrescentam algum desportivismo. E muita tecnologia, com recurso a variado equipamento electrónico, sistemas de som exclusivos ou diversas personalizações possíveis, que realçam ainda mais as características de um habitáculo cuja parte central da consola foi inspirada numa mota.
A par disto, à “boleia” do sucesso que o Juke conhece em muitos mercados, vão surgindo edições e versões especiais que rentabilizam ainda mais a sua imagem. Algumas bastante desportivas e muito, mas mesmo muito, exclusivas. Como o Juke-R ou o Juke Nismo, este último, com motor de 200 cv e prestes a chegar ao mercado em 2013. (Mais características sobre estes modelos encontram-se NESTE TEXTO).

Shiro é branco no Japão

Outras versões são mais acessíveis mas igualmente únicas. Uma delas é esta “Shiro”, que confere ao Juke requintes de moda e classe com o equipamento e acabamentos de prestígio que transporta: bancos, volante e punho das mudanças em pele debruados a branco e ainda aplicações interiores no mesmo tom, cor que predomina em toda a consola central do automóvel.
Exteriormente, a par de uma elegante cor personalizada, a distinção é feita pelas jantes exclusivas em liga ou pelas coberturas em tom de cromado acetinado nos retrovisores e nos puxadores das portas.
O Juke Shiro está disponível com todos os motores da gama, embora a versão mais procurada no mercado nacional seja o multifacetado motor diesel 1.5 dCi com 110 cv e consumo combinado inferior a 5,0 litros.
Em termos de características técnicas, desempenho, mecânica, conforto e habitabilidade mantêm-se válidas as impressões reveladas em ensaios anteriores.
Elas constam NESTE texto que refere especificamente o motor 1.5 dCi ou NESTE que trata a versão 1.6 com 120 cv. A gama actual contém somente pequenas alterações de motor que permitiram reduzir ligeiramente as emissões sem afectar o desempenho.
No final deste texto o leitor encontra as principais características técnicas de todas as versões.

Equipamento rico e específico

Exclusivo, distinto, personalizado, o Nissan Juke Shiro vale-se da imagem que transporta para se impor e que denuncia no nome iluminado que surge na soleira das portas dianteiras mal estas se abrem.
Em matéria de equipamento, inclui o sistema Nissan Connect com câmara de estacionamento traseiro integrada, chave inteligente com botão de arranque do motor, bancos dianteiros aquecidos, espelhos retrovisores rebatíveis, controle de temperatura, limpa-vidros e iluminação automáticos. Igualmente de série é o sistema de controlo dinâmico da Nissan, que dá ao condutor a oportunidade de optimizar algumas funções dinâmicas do carro.
O funcionamento mais pormenorizado deste sistema e do painel digital que o comanda está descrito da parte final DESTE texto.
Possui ainda controlo de estabilidade, seis airbags, ABS com EBD e assistência a travagens de emergência e três apoios de cabeça na traseira.
Um pacote de acessórios especifico para esta versão permite enriquecer o interior dentro da temática branca e nobre do Shiro.

Dados mais importantes
Preços desde27070 euros
Motores1461 cc, 110 cv às 4000 rpm, 240 Nm às 1750, common rail, 8V, turbo com geometria variável
Prestações
175 km/h, 11,2 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)4,9 / 4,3 / 5,9 litros
Emissões Poluentes (CO2)129 gr/km

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)