Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Sábado, 11.08.12

Café ajuda a manter a concentração durante a condução?

Uma investigação internacional concluiu que a ingestão de café aumenta o estado de alerta do condutor e diminui a sonolência. O estudo envolveu 24 condutores voluntários, saudáveis e em perfeitas condições de descanso, numa simulação que recriou as condições de condução em auto-estrada.
Portugal continua a ser o país da União Europeia com a taxa mais elevada de mortalidade rodoviária. Por ano, ocorrem cerca de 1100 mortes provocadas por acidentes de viação, ou seja, praticamente 3 por dia.
Em termos mundiais, o número de mortos por acidente de viação é superior ao do que o tumor maligno mais frequente, o cancro do pulmão.
Recentemente, um estudo apurou que um dos factores que mais contribui para os acidentes de viação é o cansaço/falta de atenção, responsável por 16% dos desastres. É mesmo a principal causa de acidente, mais ainda do que o álcool ou o excesso de velocidade.

Desvios que um só café pode evitar


Neste estudo, os investigadores concluíram que após duas horas de condução monótona, como acontece nas auto-estradas, o consumo de uma chávena de café (aproximadamente 80 mg de cafeína) é suficiente para registar efeitos positivos no desempenho rodoviário dos condutores analisados.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores estudaram, antes e depois da ingestão do café, parâmetros como o desvio lateral do veículo dentro da mesma faixa de rodagem, a variação de velocidade, a sonolência subjectiva e a performance geral da condução.
Sendo a cafeína um estimulante natural, o seu mecanismo de acção potencia o estado de alerta. Nesse sentido, é natural que o consumo de café ajude a aumentar o estado de vigília, essencial para uma condução segura.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)