Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto




Sexta-feira, 14.09.12

APRESENTAÇÃO: Audi A3 (MY 2013)

O segmento compacto premium está em ebulição: depois dos lançamentos bem-sucedidos do Mercedes Classe A e do Volvo V40 é a vez da marca alemão do grupo VW reinterpretar o seu próprio sucesso. A garantia é que este novo automóvel é uma verdadeira concentração de tecnologias na vertente das motorizações, do entretenimento móvel e dos sistemas de assistência ao condutor. Graças a uma tecnologia de construção leve estabelece novas bases de eficiência capazes ainda de acentuar o carácter marcadamente desportivo que tem estado presente desde a primeira geração.

Em Portugal o Audi A3 é oferecido com dois motores a gasolina - 1.4 TFSI de 122 Cv e 1.8 TFSI de 180 Cv, com preços a partir de 27.090 euros e 35.340 euros, respectivamente.
A versão diesel 2.0 TDI com 150 Cv é proposta a partir de 32.490 euros.
Estes preços referem-se à versão “Attraction”, sendo o A3 ainda comercializado com a mais desportiva variante Sport.
A garantia é de 4 anos ou 80.000 Kms ou, em opção, estendida a a 5 anos ou 100.000 Kms ou a 5 anos ou 150.000 Kms.

Lista completa de preços para Portugal:


Presença exterior e dimensões

O novo Audi A3 enaltece uma postura desportiva e cada elemento do seu desenho é preciso e carismático: o porte atlético é evidenciado pela linha baixa do capot do motor, pela zona da cintura da carroçaria e pela inclinação dos pilares C.
Com um comprimento de 4,24 metros, 1,78 metros de largura e 1,42 metros de altura, mesmo assim, em comparação com o modelo anterior, a distância entre eixos cresceu para 2,60 metros.
A generosa grelha do radiador é hexagonal e domina a parte frontal. Por desejo do cliente pode ser equipada com faróis xénon plus com luz diurna em LED e, neste caso, os farolins também integram díodos luminosos. Em breve será possível também optar por faróis completos em LED.

Impressões do interior e capacidades

O interior é uma continuação do desenho claro, apelativo e desportivo do exterior. Um arco independente contorna o painel de instrumentos, com um formato fino e plano, parecendo flutuar sobre a consola central. Grandes difusores de ar redondos em desenho de turbina, o elegante painel de comandos do ar condicionado e as inserções decorativas de efeito tridimensional transmitem um toque de distinção.
Além disso, a sua extraordinária precisão permite ao Audi A3 ostentar a qualidade de um modelo de uma categoria superior. Os bancos e os volantes apresentam um novo desenvolvimento e desenho e o manuseamento é fácil e intuitivo como em qualquer outro modelo da Audi.
O volume do porta-bagagens varia entre os 365 litros e os 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.

Todas as mecânicas disponíveis

O novo Audi A3 chega ao mercado com um motor TDI e dois blocos a gasolina TFSI.
As suas cilindradas variam entre os 1.4 e os 2.0 litros e as suas potências estão compreendidas entre os 122 e os 180 Cv.
Os três motores regem-se pela filosofia de downsizing da Audi. Além disso, as tecnologias do programa de eficiência modular contribuíram para reduzir o consumo, numa média de 12 por cento em relação ao modelo anterior.
Ao novo motor 2.0 TDI bastam 4,1 litros de combustível aos 100 km, o equivalente a emissões de CO2 de 106 g/km.
Nos próximos meses, a Audi irá ampliar a oferta de motores. Em Novembro de 2012 uma versão com o ultra-eficiente TDI de 1.6 litros que possui um consumo médio de combustível de apenas 3,8 litros aos 100 km (emissões de CO2 de 99 g/km).
Em relação às transmissões, a versão 1.8 TFSI combina o sistema S tronic de 7 velocidades com o sistema de dinâmica de condução Audi drive select, oferecendo uma solução inédita no segmento.
Os blocos 1.4 TFSI e 2.0 TDI estão acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades.
A tracção integral quattro estará disponível em breve para as versões mais potentes.

Baixar o peso para aumentar a eficácia

Como apenas um veículo de peso reduzido pode ser desportivo e eficiente, a versão base – 1.4 TFSI – do novo Audi A3 pesa apenas 1.175 kg. Em comparação com um modelo da anterior geração, os engenheiros conseguiram reduzir o peso em vazio, em função da motorização, até cerca de 80 kg.
Na construção do habitáculo do novo Audi A3 foram utilizados aços de alta tecnologia endurecidos em molde para reduzir outros 18 kg de peso. O capot do motor e os guarda-lamas foram produzidos em alumínio, o que permitiu uma redução de 9 kg. No chassis e também no interior foram montadas muitas peças que contribuem para reduzir o peso, como as ligações do eixo dianteiro ou o motor do ventilador integrado no sistema de ar condicionado.

Interligação com o mundo exterior

No que concerne ao entretenimento móvel e aos sistemas de assistência ao condutor, o novo Audi A3 pode ser equipado (em opção) com soluções até agora inéditas no seu segmento. Segundo o conceito “Audi connect”, a marca oferece aos seus clientes serviços online personalizados que ligam o condutor com tudo o que o rodeia e lhes fornecem de uma forma rápida e precisa a informação importante.
Para a utilização dos novos serviços é oferecida uma ampla gama de componentes de infotainment, liderados pelo “MMI” de navegação plus com “MMI touch”. Este sistema de elevada tecnologia evidencia-se pelo seu monitor de 7 polegadas – que além de ser plano, é retráctil electricamente – assim como pelo seu novo conceito de manuseamento, que integra o "MMI touch" com comando giratório.
O Audi Phone Box, outra novidade, liga o telemóvel de uma forma cómoda ao veículo e o sistema de som da Bang & Olufsen oferece o mais puro prazer auditivo em alta fidelidade.

Muitos auxílios electrónicos à condução

Para uma condução cómoda e soberana, a Audi oferece aos seus clientes sistemas de assistência à condução provenientes directamente do segmento superior.
A oferta inicia-se com o “adaptive cruise control” e integra, entre outros, o “Audi side assist”, o “Audi active lane assist” e o sistema de segurança Audi “pre sense basic”.
O sistema de informação ao condutor com recomendação de descanso pertence ao equipamento de série.
Ver a seguir uma explicação mais detalhada sobre cada um destes acessórios e de outro equipamento presente na gama.

Equipamento que contribui para o desempenho

O chassis do novo Audi A3 combina o prazer da condução desportiva com o elevado conforto e uma insuperável estabilidade. A direcção electromecânica com servo-assistência em função da velocidade é precisa e de resposta directa. O controlo de estabilidade (ESC) integra um bloqueio transversal electrónico que permite maior fluidez e segurança na manobrabilidade em curvas rápidas.
Com o sistema opcional “Audi drive select” (de série no nível Sport), o condutor pode variar o modo de trabalho da gestão do motor, da servo-direcção e do sistema “S tronic” em diferentes níveis. O sistema incorpora também na sua gestão os amortecedores adaptativos “Audi magnetic ride”, o “Cruise control” adaptativo ou o controlo automático da velocidade, o sistema “adaptive light” e o ar condicionado.
A dimensão das jantes em alumínio variam entre as 16 e as 18 polegadas e o chassis desportivo está disponível em duas versões diferentes.

Características técnicas das versões destinadas ao mercado português:



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Procura carro novo, usado ou acessórios?


Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  


Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)