Depois da Volvo Ocean Race, Lisboa e as águas do Rio Tejo irão voltar a ser visitadas por embarcações internacionais. Desta feita não pelos rápidos barcos à vela da competição patrocinada pelo construtor sueco de automóveis, antes por navios mais clássicos e igualmente movidos pela força do vento. Serão 45 os veleiros que fazem escala na capital portuguesa já a partir do próximo dia 19 de Julho.
“The Tall Ships Races 2012 Lisboa” é uma grande regata que conta com a presença de 45 imponentes embarcações, algumas das quais com grande significado histórico.
Aportam nas águas do Tejo entre 19 e 22 de Julho, contribuindo para preencher de novas cores as sete colinas de Lisboa.

A bordo destes Grandes Veleiros deverão estar 220 Jovens portugueses que, nalguns casos, têm assim o seu primeiro contacto com o mar. E que, quem sabe, como já aconteceu anteriormente, poderão vir a optar por uma carreira ligada aos oceanos.
Os navios fazem escala da primeira etapa e o arranque da segunda perna da regata “The Tall Ships Races 2012”, prova que é organizada, todos os anos, pela Sail Training International, com o objectivo de promover a formação e o treino de mar, assim como a convivência intercultural junto dos jovens de todo o mundo.

De entre os veleiros mais emblemáticos, destaque para os lusos Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz. A imponência dos mares chega com o MIR, o grande veleiro da Rússia, o Lord Nelson, veleiro adaptado para deficientes motores, e o Jolie Brise, que já teve bandeira portuguesa.


Durante quatro dias, prevê-se que cerca de um milhão de visitantes percorra o recinto de animação que ficará situado entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio. Com entrada livre, o público terá oportunidade para visitar os Grandes Veleiros, assistir a concertos e espectáculos, assim como participar em conferências e workshops sobre o mar e sobre a cidade de Lisboa. Outros motivos de interesse serão, certamente, os desfiles das tripulações na Rua Augusta, a 20 de Julho (sexta-feira) e dos Grandes Veleiros no dia 22 de Julho, domingo.
Os “Tall Ships” largam de St. Malo, norte de França, a 5 de Julho rumo a Lisboa. Do Tejo levantam âncora com destino a Cádiz, Espanha, regressando ao Norte em direcção, primeiro à Corunha e por fim a Dublin. A chegada à capital irlandesa está prevista para o dia 23 de Agosto.