A poucos dias de começar o novo ano e novas regras fiscais penalizarem ainda mais o sector automóvel, a generalidade dos representantes afadiga-se na apresentação de novos modelos e versões, num esforço final de compensarem a mais que previsível quebra de vendas que aí vêm.
Vender um carro este ano, ainda que ele só possa ser entregue no próximo, ou matricular já viaturas que só serão transaccionadas em 2011, são fórmulas usualmente utilizadas porque podem traduzir-se numa economia de centenas de euros em impostos.
Se a isto acrescentarmos a renovação de frotas de empresas, nomeadamente as de "rent-a-car", não é de estranhar que, apesar de ainda estar a decorrer, Dezembro já é o mês que regista mais vendas de 2010. Apesar de tudo, este ano será melhor do que o anterior, até porque também é o último em que vigora o actual incentivo ao abate de veículos antigos. Em 2011 só para a compra de uma viatura eléctrica.
Um dos últimos modelos a chegar ao mercado pertence a um dos segmentos com maior tendência de crescimento e por isso alvo de atenção redobrada por parte dos principais construtores: o dos monovolumes compactos. O moderno e dinâmico Hyundai ix20, combina um espaço interior referencial na sua categoria, com qualidades dinâmicas, de conforto e de construção que irão certamente conquistar novos consumidores, sobretudo condutoras. Isto porque, ao situar-se entre o i20 e o familiar i30 (de quem utiliza a plataforma), o Hyundai ix20 mantém a forma compacta, sendo por isso fácil de manobrar, enquanto a posição de condução mais elevada lhe garante uma boa visibilidade.
Apesar de tudo conta com um volume de mala de 440 litros ou quase 1500 se os bancos traseiros forem rebatidos ao nível do piso.
Disponíveis para o mercado nacional estão os habituais 3 níveis de equipamento — Classic, Comfort e Style — e 4 motores: 2 diesel e 2 a gasolina, com potências entre os 77 e os 125 CV. A caixa de velocidades pode ser manual ou automática e todas as versões são "Blue Drive" com sistema "Stop & Go", excepto a 1.6 a gasolina de caixa automática.
Os restantes motores são o 1.4/90 cv a gasolina a partir de 15 mil euros e um diesel, igualmente 1.4, com 77 cv (a partir de 17800 euros) ou 90 cv (22 mil). O tecto panorâmico em vidro faz parte desta última versão ou custa mais 870 euros nas restantes. Todas incluem de série o ESP (programa de controlo de estabilidade), ABS (anti-bloqueio dos travões) e sistema de auxílio ao arranque em plano inclinado (Hillstart Assist Control), o que faz o construtor coreano acreditar que o Hyundai ix20 possa ser o primeiro monovolume do segmento B a alcançar as cinco estrelas nos testes de colisão EuroNCAP.
Beneficia ainda do pacote de garantia "Tripla Confiança", que inclui 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, 5 anos de assistência em viagem e 5 anos de verificações periódicas às condições do veículo.
Seguem-se mais indicações fornecidas pelo representante
Hyundai renova o segmento dos MPV com o novo ix20
A Hyundai espera inovar no segmento dos monovolumes compactos com o novo, moderno e dinâmico ix20, agora também lançado em Portugal.
O novo ix20, revelado pela primeira vez no Salão de Paris deste ano, combina um estilo e uma condução únicos com os atributos chave dos monovolumes compactos, formando um conjunto sem precedentes que promete ser a referência para a oferta do futuro no segmento B.
O ix20 é o último modelo da Hyundai a juntar-se à já famosa família de produtos “i” que oferece aos consumidores europeus inigualáveis níveis de qualidade, estilo e conforto. O novo monovolume compacto do segmento B é também o mais recente modelo Hyundai a beneficiar do impressionante pacote de garantia Tripla Confiança, que inclui cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, cinco anos de assistência em viagem e cinco anos de verificações periódicas às condições do veículo.
“O ix20 é um mini monovolume moderno que possui uma personalidade muito própria, oferecendo o justo equilíbrio entre um estilo dinâmico e a funcionalidade” referiu Allan Rushfort, Vice-Presidente da Hyundai Motor Europe. “Com o ix20 oferecemos às jovens famílias europeias um veículo que não só satisfaz as necessidades do seu estilo de vida, mas apela ao seu sentido de aventura.”
O segmento dos monovolumes conheceu uma inversão de ciclo nos últimos anos com as vendas a recuarem na Europa 34% desde 2005. O segmento B, porém, aumentou a sua quota de mercado de 23,3 para 29,2% durante o mesmo período.
“Estamos muito optimistas em relação ao futuro dos monovolumes do segmento B e temos objectivos ambiciosos, mas alcançáveis, de comercializar 55 mil unidades/ano do ix20” continuou Rushforth. “O segmento dos monovolumes tem conhecido tempos difíceis, mas estamos confiantes que o lançamento do ix20 irá ajudar a aumentar as vendas e a quota de mercado da Hyundai na Europa. Levando em linha de conta o redimensionamento das escolhas dos condutores europeus para carros mais pequenos, espero que os consumidores de monovolumes do segmento C sejam atraídos pelo novo ix20.”
A produção do ix20 é feita na nova fábrica europeia de Nosovice, na República Checa. O modelo com 4100 mm exibe uma longa distância entre eixos, pouco habitual na classe (2615 mm), e uma altura de 1600 mm. Estas dimensões, bem como os desenvolvimentos em termos de arranjo interior, asseguram que o ix20 oferece um espaço interior típico dos modelos maiores do segmento C.
Desenhado e desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai em Russelsheim, o ix20 é o segundo modelo para a Europa a adoptar a nova linguagem de estilo “fluidic sculpture”. Este conceito junta as três qualidades principais para um estilo agradável: refinamento, dinamismo e confiança.
Estas qualidades são acentuadas no ix20 graças aos pormenores de estilo que se tornaram uma assinatura da Hyundai: a grelha hexagonal, um elemento visual chave do novo ar de família da marca. A grelha foi desenhada para dar ao monovolume uma face “amigável”, convidando os potenciais compradores a explorar mais o veículo.
O tema “fluidic design” continua no interior, com detalhes que reflectem o dinamismo exterior. Os estilistas europeus da Hyundai esculpiram o espaço interior para oferecer mais espaço para as pernas e para a cabeça, proporcionando maior conforto ao mesmo tempo que permite acomodar elevado volume de bagagem e melhorar as especificações do equipamento.
A gama do ix20 tem como missão satisfazer as necessidades da maioria dos consumidores estando disponíveis para o mercado nacional 3 níveis de equipamento. Classic, Comfort e Style. Os clientes podem ainda escolher entre nove cores exteriores e três interiores, com bancos revestidos a tecido ou a pele dependendo da versão.
Duas das cores exteriores são novas na Hyundai (Laranja Sienna e Bluberry), adicionando mais juventude ao moderno monovolume do segmento B.
O novo ix20 estará disponível no mercado nacional com quatro motores compatíveis com a norma Euro5: dois diesel e dois a gasolina com potências entre os 77 e os 125 CV. Caixas de velocidades manuais e automática estão disponíveis. Cada motor da gama ix20 estará disponível na versão Blue Drive™ (excepto o 1.6 litros a gasolina com caixa automática), que inclui o sistema ISG (Idle Stop & Go), pneus de baixa resistência ao rolamento e um sistema de gestão do alternador (MAS). As versões Blue Drive™ do ix20 exibem valores de emissões de CO2 líderes na classe, a partir de 114 gr/km (motor 1.4 litros U2) sublinhando assim o desejo da Hyundai em liderar o caminho para a sustentabilidade do ambiente a longo prazo.
O moderno ix20 utiliza as mais recentes tecnologias em termos de segurança activa e passiva para assegurar a máxima protecção dos ocupantes. No lado dos equipamentos de segurança activa, disponíveis de série, incluem-se o ESP (programa de controlo de estabilidade), ABS (anti-bloqueio dos travões) e sistema de auxílio ao arranque em plano inclinado (Hillstart Assist Control). A Hyundai acredita que o ix20 irá continuar o excelente registo de segurança até agora, transformando-se no primeiro monovolume do segmento B a alcançar as cinco estrelas nos testes de colisão EuroNCAP.
“O ix20 faz parte integral da estratégia global de negócio da Hyundai” acrescentou Rushforth. “O seu lançamento irá ajudar a aumentar as vendas até ao final do ano, mantendo-nos dentro do objectivo para 2010 de alcançar uma quota de mercado de 2,75 por cento.”
“Com o seu estilo dinâmico, motores económicos, versatilidade única e segurança sem compromissos, o ix20 alicerça-se sobre aquilo que os consumidores esperam da marca Hyundai. A chegada do ix20 foi o pontapé de saída para um intensivo período de lançamento de novos modelos que irão, certamente, elevar o nível dos modelos futuros. No próximo par de anos, a Hyundai irá introduzir 12 novos modelos e derivativos” concluiu Allan Rushforth.