Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto



Sexta-feira, 04.03.11

ENSAIO: Peugeot 207 “Sportium” 1.4i e 1.6 HDi


Esta designação “Sportium” no Peugeot 207 permite adivinhar a aproximação às versões “Sport”, com um nível bastante elevado de equipamento. O que já não acontece em relação ao preço! Explicando melhor: aos itens de série presentes em toda a gama 207, o “Sportium” acrescenta ajuda sonora (sensores) ao estacionamento traseiro, ar condicionado, regulador e limitador de velocidade, rádio/CD/MP3 “WIP Sound”, bancos dianteiros reguláveis em altura, jantes de liga leve de 15’’ (16’’ na SW 1.6 HDi), vidros escurecidos e, exclusivamente na carrinha, tecto panorâmico em vidro e barras de tejadilho em cromado. O preço das carroçarias de 3 ou 5 portas e da carrinha (SW) é pouco mais elevado do que as versões de entrada na gama.

Igualmente aliciante é o facto do “Sportium” ser ainda enriquecido com pormenores tão do agrado de alguns consumidores: pára-choques dianteiro com grelha cromada desportiva do tipo “GT” e faróis de nevoeiro integrados, pedaleira e soleira da porta em alumínio, volante em couro e painel de instrumentos com fundo branco e contorno cromado.

Um caso de sucesso

Depois de voltar a ser, em 2010, o carro mais vendido pela Peugeot em Portugal – e um dos mais procurados dentro do segmento dos utilitários – a gama 207 consegue, com esta versão especial, manter-se na “crista da onda”. Embora, face a concorrentes mais recentes, comece a acusar algum “envelhecimento” na ergonomia e na qualidade de alguns plásticos interiores, linhas exteriores atraentes e intemporais, além de um marketing convincente, não têm feito diminuir a sua procura. Claro que a facilidade de condução, o preço e o comportamento equilibrado contribuem bastante para isso, apesar de, em matéria de espaço, o 207 não dispor de um dos habitáculos mais amplos da sua categoria (ler AQUI sobre ensaio anterior).

Gama de motores

Com motores a gasolina de 1,4 l de 95 cv, ou diesel de 70 (1.4) e 92 cv (1.6 HDi), é ainda de realçar a moderação de consumos de qualquer destas motorizações. Ensaiado na versão de 5 portas, a gasolina, a média situou-se nos 7 litros. A carrinha, com o diesel mais potente, quedou-se nos 5,5 litros. Embora estes valores fiquem cerca de 1,2 litros acima dos que são anunciados pela marca, podem ainda assim ser considerados muito bons, já que foram realizados sem quaisquer preocupações em poupar a mecânica.
No que concerne à carrinha, uma das versões mais procuradas no mercado português, oferece um comportamento dinâmico à altura de um motor com capacidade mais do que suficiente para animar o conjunto. Embora não seja esta a sua versão mais potente (actualmente 110 cv), também não oferece, por causa disso, consumos muito mais comedidos do que os verificados na 308 SW, por exemplo. Claro que uma caixa de cinco velocidades, menos desmultiplicada, e a tentação para retirar prazer da condução de um conjunto compacto e com uma atitude tão equilibrada, acabou por levar a uma condução muito mais interessada no prazer do que na poupança. E para esse prazer e segurança muito contribui o controlo de estabilidade, presente de série em todas as versões.


Preços

A estrutura de preços do Peugeot 207 Sportium começa nos 14.500 euros para o “3 portas” a gasolina e 18.735 para o 1.4 HDi de 70 cv com a mesma carroçaria. Já as variantes de 5 portas e a carrinha têm preços de 14.900 e 17.915, a gasolina, e respectivamente, 19.135 e 22.010 para as versões a gasóleo.
Valores simpáticos para o equipamento proposto. Nomeadamente na SW que contempla ainda um magnifico tecto panorâmico com cortina retráctil e a versatilidade de uma mala bem aproveitada e de maiores dimensões, cerca de 340 litros de capacidade.
Naquele que será o seu último ano antes da chegada do substituto 208, o actual 207 mantém um design bonito. Pouco ou nada desactualizado e bastante personalizado. Mais ainda na carrinha, com uma forma traseira bastante característica e vidro de abertura independente do portão traseiro. Mas quer a altura permitida para os ocupantes do banco traseiro, quer a qualidade demasiado rígida de alguns plásticos e a sua fixação devem beneficiar obrigatoriamente de uma revisão na próxima geração de utilitários da marca do leão.

Dados mais importantes
Preços desde14 500 (3p.), salvo promoções
Motores
1.4 i: 1397 cc, 95 cv/6000 rpm, 136 Nm/4000 rpm, 16V
1.6 HDi: 1560 cc, 92 cv/4000 rpm, 215 Nm/1750 rpm, 16 V
Prestações
1.4 i: 185 km/h, 12,1 seg. (0/100 km/h)
1.6 HDi: 183 km/h, 12,3 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)1.4 i: 5,8 / 4,8 / 7,6 litros
1.6 HDi: 4,2 / 3,5 / 5,2 litros
Emissões Poluentes (CO2)135 (1.4 i)/ 110 (1.6 HDi) gr/km


Outros modelos Peugeot recentemente ensaiados



Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)