A marca francesa prossegue o enriquecimento da sua linha “premium”. Antes da chegada de um novo DS tira a capota à gama DS3 e (re)cria uma versão quer promete aquecer a cabeça de muita gente com o sol do próximo verão. No restante conserva os atributos que levaram ao sucesso do DS3 encapotado: um estilo forte, o requinte em cada detalhe e as sensações de condução logo que que as rodas se põem em movimento. Confira as características e as primeiras imagens de um carro único, exclusivo e bastante desejável.O DS3 Cabrio ambiciona ser, antes de mais, um prazer a cada momento. É assim que a marca francesa anuncia a versão “cabelos ao vento” baseada num modelo de “nicho de mercado” que, em apenas dois anos, vendeu já perto de 180 000 unidades.
E se a versão inicial já conhecia diversas configurações personalizadas de tejadilho – as versões Racing, Ultra Prestige ou Just Mat – o DS3 Cabrio contemplou uma solução técnica moderna que não descaracteriza e, principalmente, não altera a sensibilidade em estrada do DS3 original.O DS3 Cabrio herda não apenas toda a sofisticação da linha DS como adopta uma inédita assinatura luminosa traseira, caracterizada por um inovador efeito 3D e por uma curiosa componente cinemática.
Estas hipnóticas luzes traseiras em LED 3D possuem um espaço central constituído por uma guia rectangular de 31 LED e um jogo de espelhos e vidros semi-reflectores que reproduzem uma imagem de luz até ao infinito.
O módulo 3D ilumina-se a noite quando as luzes estão ligadas e de dia sempre que o condutor trava. Uma linha superior de 15 LED ajuda a sublinhar o módulo 3D. Esta linha assegura as funções de lanterna, stop e iluminação lateral.
Características únicas
Herdando a forte personalidade da berlina, com 3,95m de comprimento, 1,71m de largura e 1,46m de altura conserva as proporções compactas que sugerem agilidade e dinamismo. Todos os princípios de um estilo forte estão igualmente presentes: uma plataforma “flutuante” com duas cores, um “aileron” em forma de barbatana que dinamiza a linha da cintura e recortes laterais que sublinham as luzes de LED diurnas.
Único no seu segmento com cinco verdadeiros lugares, o DS3 oferece ainda algumas características únicas: o tecto eléctrico é operável até aos 120 km/h e o porta-bagagens é o maior da categoria.
O fecho total do tejadilho não leva mais de 16 segundos, com um comando na consola do tejadilho a operar a sua abertura e fecho. Este comando permite abrir o tecto em 3 posições: intermediário, abertura horizontal e abertura total. Mesmo em posição de abertura horizontal, o tejadilho coloca-se atrás dos passageiros traseiros que, assim, beneficiam de uma vista totalmente desafogada.A acústica foi objecto de um trabalho muito particular. Em primeiro lugar, escolhendo um tejadilho de elevada qualidade, que contribui para um isolamento acústico de referência (comparável à berlina na posição fechada). Mas também graças à concepção de um deflector aerodinâmico que garante um conforto acústico optimizado em posição de total abertura. Intervém no início do processo de abertura, desviando o fluxo de ar e evitando que entre no habitáculo.
A arquitectura preserva igualmente a habitabilidade, oferecendo cinco verdadeiros lugares e um volume de bagageira que é o maior da categoria: 245 litros. Até mesmo a modularidade do banco traseiro foi conservada (rebatível 2/3-1/3). A porta traseira dispõe de uma cinemática particularmente original (translação circular), capaz de permitir uma abertura total da bagageira qualquer que seja o espaço disponível atrás. Em particular quando se estaciona junto a parede.
Aerodinâmica favorece o desempenho
O trabalho aerodinâmico permitiu obter um SCx de 0,69m2, idêntico ao da berlina. Este resultado favorece a performance e auxilia na redução de emissões de CO2. É obtido graças à adopção de um “spoiler” longo e aos deflectores aerodinâmicos nos embelezadores da custódia.
Comercializado a partir do início de 2013, terá disponível, desde o seu lançamento, uma versão com emissões de CO2 de apenas 99g/km. Valor possível porque, enquanto a maioria dos cabriolets acusam um peso superior a 100 kg face às berlinas equivalentes, o DS3 Cabrio adopta uma arquitectura optimizada - somente 25kg a mais do que a berlina - que não altera o comportamento vivo e ágil do DS3 original.
Possui ainda uma rigidez comparável à da berlina, pelo que o desempenho permite aliar as vantagens de um cabriolet tradicional e conservar os pontos fortes de uma berlina.
Fortemente personalizável
Em coerência com o conceito DS e as características de um carro único, o DS3 Cabrio tem igualmente a possibilidade de ser personalizado ao gosto individual de cada um.
O DS3 Cabrio dispõe de 3 cores de pintura: Preto, Azul Infini e Monograma DS. Mas desde o tecto às caixas dos retrovisores, o consumidor pode optar por estilos definidos - Urban Tribe, Onde, Perle, Zèbre, Map, Plane, Co Design, Flavio, Flower e Graphic Art -, nada menos do que 10 personalizações da carroçariaOs conjuntos de painel de bordo, os rebordos das saídas de ventilação e o comando de passagem de caixa estão igualmente em harmonia com os tons da carroçaria, estando disponíveis seis decorações: Cinzento, Preto Brilhante, Branco, Carbotech, Azul Infini e Cinzento Moondust.
Refinado nos mais pequenos detalhes, o DS3 Cabrio oferece estofos que gozam de um revestimento inédito, incluindo couro em Azul Granit e malha Akinen, disponível em Mistral, Castanho Chic e Azul Infini.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?