Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto



Sábado, 28.07.12

Goodyear pode vir a substituir o petróleo pelo óleo de soja no fabrico de pneus

O conhecido fabricante americano de pneus revelou estar a desenvolver um novo composto de borracha para pneus, em que o petróleo utilizado no seu fabrico pode ser reduzido e substituído pelo óleo de Soja. As vantagens para o ambiente são óbvias, mas a grande surpresa é que, com este novo composto da borracha, a vida útil de um pneu pode aumentar até 10%.
Testes realizados na fábrica da Goodyear, em Oklahoma, permitiram descobrir que componentes de borracha, feitos a partir de óleo de soja, se misturam melhor com a sílica utilizada para o fabrico de pneus.
Esta melhoria torna não só a fábrica mais eficiente, como garante um menor consumo de energia e consequente redução das emissões de gases com efeito estufa. Segundo estimativas, o uso do óleo de soja irá permitir que esta fábrica da Goodyear economize até 26,5 milhões de litros de petróleo por ano.
Os protótipos dos pneus fabricados irão ser testados nos próximos meses e, caso os resultados sejam positivos, a Goodyear espera que os consumidores passem a comprar este género de pneus já a partir de 2015.

O uso do óleo de soja é apenas mais uma iniciativa que a Goodyear está actualmente a levar a cabo para potenciar o uso de matérias-primas renováveis. Para tal, a Goodyear e a DuPont Industrial Biosciences estão a trabalhar juntos no desenvolvimento do BioIsoprene™, uma alternativa biológica revolucionária de isopreno (derivado de petróleo). A BioIsoprene™ pode ser usada no fabrico de borracha sintética, uma alternativa à borracha natural. Outra iniciativa que permitirá reduzir a dependência de produtos petrolíferos por parte da indústria.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)