Produção de conteúdos dirigidos ao grande público. Tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões.
Exclusivos, distintos, emocionais, desportivos, irreverentes… Depois de, nas décadas de 60 e 70, terem feito vibrar várias gerações de entusiastas de automóveis desportivos, os célebres «Gordini» estão de volta. As míticas listas brancas ocupam agora as carroçarias azuis do Renault Twingo Gordini R.S. e do Clio Gordini R.S. Dois dignos herdeiros de uma herança desportiva importante na história da Renault. Com comercialização prevista a partir do mês de Setembro, o Twingo Gordini R.S. estará disponível por 21.500€ e o Clio Gordini R.S. por 29.950€. E há também um Clio Gordini 1.5 dCi por apenas 22.900 euros... O texto respeitante ao ensaio destes modelos pode ser visto AQUI.
TWINGO GORDINI R.S.
Exterior - Não passa despercebida a sua cor azul malte metalizado e as lendárias listas brancas ao longo da carroçaria. Os pára-choques dianteiro e traseiro recebem elementos em preto brilhante, enquanto molduras de cor branca (*) reforçam o contraste e o design, estando presentes nos faróis anti-nevoeiro, nas capas dos retrovisores e no aileron traseiro Em cada uma das laterais, a assinatura «Gordini Series» acentua a personalização do modelo. As jantes em alumínio são de 17 polegadas (*) Se o automóvel for de cor branca todas as aplicações em branco, incluindo as listas da carroçaria, passam à cor cinzento metal Interior - O espírito Gordini está presente em todos os detalhes: - Bancos em couro preto e azul com assinatura Gordini - Decoração em couro azul dos painéis das portas - Volante em couro preto e azul com duas bandas brancas que marcam o «ponto 0» - Alavanca da caixa de velocidades com punho em azul e manete em metal, com assinatura Gordini - Moldura em branco do conta-rotações - Chaves e tapetes com assinatura Gordini - Chapa identificativa da série limitada Mecânica - Recupera as mesmas prestações dinâmicas do Twingo R.S. também desenvolvido pela Renault Sport: - Chassis CUP com jantes exclusivas de 17 polegadas - Motor 1.6l a gasolina de 133 cv, cuja sonorização foi particularmente trabalhada para assegurar o ruído e as sensações de um automóvel desportivo Equipamento de série: - Ar condicionado automático - Regulador/limitador de velocidade - ESP totalmente desconectável, - Rádio 80 W CD MP3 com afixação no painel de bordo e comando satélite no volante - Conexão RCA para iPod ou leitor MP3) - Vidros laterais e traseiros sobre-escurecidos - Banco traseiro deslizante que assegura um volume da bagageira de 285 a 959 dm3 VDA. Preço: Será comercializado em Portugal, a partir do próximo mês de Setembro, por 21.500 €.
CLIO GORDINI R.S.
Exterior - Estão presentes, claro, a cor azul malte e as listas brancas que facilmente identificam o Clio Gordini. Além destes elementos visuais, inclui um conjunto de outros elementos exclusivos: - Difusor de ar traseiro, semelhante ao utilizado na Fórmula 1, que provoca um efeito de solo de 40 kg - Lâmina aerodinâmica dianteira do tipo «F1» e capas dos retrovisores exteriores em branco (*) - Jantes em liga leve de 17 polegadas exclusivas - Assinatura «Gordini Series» nas laterais - Aileron traseiro - Grelhas dos extractores de ar em cromado. (*) Se o automóvel for de cor branca todas as aplicações em branco, incluindo as listas da carroçaria, passam à cor cinzento metal.
Interior - Ambiente marcado pelos tons preto e azul: - Bancos em couro preto e azul com assinatura Gordini - Volante em couro com a metade superior em azul e listas brancas que assinalam o «ponto 0» - Alavanca da caixa de velocidades com pega em metal, com assinatura Gordini - Conta-rotações com mostrador em branco - Tapetes com assinatura Gordini - Todos os Clio Gordini R.S. recebem uma placa numerada Mecânica - Uma versão do Clio R.S., um modelo que, pela eficácia do chassis e pelo elevado nível das performances, é reconhecido como o desportivo mais eficaz do segmento: - Chassis CUP, com um eixo dianteiro de pivot independente, que garantem uma excelente motricidade em todas as circunstâncias - Sistema de travagem potente e resistente à fadiga, com estribos Brembo e discos de grandes dimensões - Motor atmosférico (com mais de 100 cv por litro) de 147,5 kW (203 cv)
Equipamento de série: - Faróis adicionais de viragem, - Retrovisores exteriores eléctricos rebatíveis - Carminat TomTom® com sistema IQ Routes™ (opção), - Regulador/limitador de velocidade - Cartão mãos-livres - Ar condicionado automático - Sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, - ESP totalmente desconectável com função anti-patinagem e controle de sub-viragem - Rádio CD MP3 4x20 W com afixação no painel de bordo, comando satélite no volante e ligação RCA - Vidros laterais e traseiro sobre-escurecidos Preço: Comercializado em Portugal por 29.950 €.
Clio Gordini GTs à medida do mercado português
Mas Portugal conhece uma versão mais económica em preço e nos consumos. O Clio Gordini GTs respeita as premissas básicas associadas à história da Gordini, não se tratando apenas de um modelo personalizado com as cores e as típicas faixas brancas. Efectivamente, esta versão herda o chassis “Sport” do Clio R.S., capaz de lhe conferir um comportamento dinâmico emocionante. Acessível, não só na aquisição - é comercializado por 22.900€ - mas também na utilização. Tudo porque o Renault Clio Gordini GTs é equipado com o conhecido motor 1.5 dCi de 105 cv, um bloco que, associado a uma caixa manual de seis velocidades, lhe permite uma velocidade máxima de 190 km/h, com um consumo misto de apenas 4,5 l/100 km! Leva 10,2 segundos para atingir os 100 km/h e precisa de menos de 33 para percorrer os primeiros 1000 metros. Com um nível de emissões de apenas 110 g/km recebe, por isso, a assinatura “Renault eco²”, assumindo-se como um excelente compromisso para quem procura um automóvel com forte carácter, comportamento dinâmico ao melhor nível, económico e acessível.
GORDINI, uma herança desportiva da Renault
Nascido em 1899, apenas um ano após a comercialização do primeiro automóvel Renault, Amédée Gordini cedo provou o seu génio para a mecânica. Depois de ter sido mecânico de monolugares, desenvolveu os R8 Gordini que obtiveram os 1º, 3º, 4º e 5º lugares na edição de 1964 da Volta à Córsega. Dois anos mais tarde (em 1966), a versão 1300 serviu de base ao lançamento do Troféu Gordini, com o R8 Gordini a fazer vibrar os amantes do desporto automóvel durante mais de uma década. Para o renascimento do mito Gordini, foi com naturalidade que a Renault recorreu à sua filial desportiva, a Renault Sport Technologies (RST), cuja experiência e capacidade no desenvolvimento de versões desportivas é amplamente reconhecido. Os modelos Mégane R.S., Clio R.S. e Twingo R.S. desenvolvidos pela RST são o expoente máximo disso mesmo, ou não fossem referências nas respectivas categorias, com diversos galardões conquistados em diferentes países e os mais rasgados elogios na imprensa de todo o mundo.
(texto elaborado com base no documento distribuído pelo departamento de Comunicação da marca francesa)
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