Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cockpit Automóvel - Conteúdos Auto



Segunda-feira, 22.10.12

APRESENTAÇÃO: Citroën C-Élysée

Moderno, espaçoso e robusto, este novo familiar beneficia de todo o “savoir-faire” técnico e estilístico da marca francesa. Comercializado a partir do final de 2012, trata-se de uma atraente e acessível berlina de três volumes que pode ser equipada com o novo motor VTi 72. Tal como o resto do conjunto, esta mecânica associa às performances, os consumos controlados, a economia de manutenção e a fiabilidade necessária adaptada às mais diversificadas exigências dos seus clientes. O Citroën C-Elysée é, portanto, um modelo global projectado para as necessidades de todos os mercados, que valoriza não apenas as linhas, como o conforto e a durabilidade mecânica.

Com uma silhueta simultaneamente equilibrada e sedutora, e com uma frente que vinca bem a sua identidade através de uma larga grelha cromada sublinhada um capot de estilo possante, o C-Elysée possui ainda uma linha de cintura elevada, vias largas e cavas das rodas volumosas.
Com sete cores distintas, sublinhadas por vários detalhes cromados consoante os níveis de acabamento, no interior, os passageiros sentem igualmente a elegância e a robustez do modelo. O painel de bordo é de luxo e incorpora uma banda de decoração diante do passageiro da frente, de acordo com o nível de acabamento. Todos os materiais foram escolhidos pelo seu carácter de elegância, mas também pela sua robustez e facilidade de manutenção.

Motorizações adoptadas e adaptadas

Parte desse desígnio assenta em motorizações “globais” adaptadas às condições de rodagem e aos combustíveis de vários países, uma das quais o novo motor a gasolina VTi 72.
Esta motorização da nova geração foi desenvolvida para optimizar as performances (72 cv de potência e binário de 110 Nm às 3000 rpm), os consumos (a partir de 5 l/100km, com 115 g/km de CO2, representando 22% de ganho em comparação com o anterior motor 1.4i) e a fiabilidade, mesmo em condições de utilização extremas.
Pode estar acoplado a uma caixa de velocidades manual ou pilotada de 5 relações.
Outro novo motor a gasolina, o VTi 115 pode igualmente associar-se a uma transmissão manual ou automática.
No que concerne ao gasóleo, a motorização Diesel HDi 92, superiormente comprovada nos mais de seis milhões de unidades produzidas, associa a capacidade de um estradista (binário elevado em baixos regimes) aos consumos e às emissões controlados: 4,1 litros de média por cada 100 km e emissões de 108 g/km de CO2.
Além de beneficiar de um posicionamento de preço atractivo e adaptado a cada mercado, o Citroën C-Elysée proporciona custos de utilização igualmente reduzidos: motores eficientes têm intervalos de manutenção adequados, contempla peças de desgaste prolongado e emprega materiais robustos e laváveis.

Qualidade vs fiabilidade vs condução

Para resistir ao tempo e aos quilómetros, durante a concepção do C-Élysée foram tomadas em consideração as condições adversas  de utilização de alguns países.
Por isso, a sua estrutura tem a capacidade de variar a altura ao solo e adaptar equipamento pneumático adaptado, uma protecção inferior adicional e uma concepção reforçada das peças da carroçaria com o recurso a fixações mais duradouras.
Projectado em França e produzido em Vigo, Espanha, o modelo foi testado ao longo de mais de 4 000 000 quilómetros por todo o Mundo e sob todas as condições de circulação: frio, pó, caminhos de terra, etc..
Fácil de conduzir, as vias largas e a ligação ao solo específicas garantem uma boa adesão à estrada, conforto e segurança mesmo nas condições mais difíceis. Beneficia também de uma direcção assistida eléctrica, informativa e precisa, independentemente da velocidade do veículo.
Dependendo do país, de série ou como opcional, o equipamento de segurança pode contemplar ABS e ESP, ou mesmo até quatro airbags.

Dimensões e habitabilidade

Com 4,43 m de comprimento por 1,71 m de largura e 1,47 m de altura, a sua distância entre eixos - 2,65m - é a maior da categoria. Graças a isto, a habitabilidade é digna das berlinas da categoria superior. O espaço traseiro é referência, quer seja em largura como no disponível para os joelhos dos seus ocupantes: 120 mm. Tanto espaço a bordo não penaliza o volume da bagageira, cuja capacidade é de 506 litros.
Familiar por excelência, o C-Élysée proporciona ainda ar condicionado com “display”, assistência ao estacionamento atrás, “cruise control” e autorádio com mp3 e “kit” mãos livres Bluetooth. Pode também dispor de equipamento tecnológico adaptado especificamente aos mercados onde será comercializado, como, por exemplo, o pára-brisas aquecido para a Rússia e Ucrânia. Para os países mais quentes, o ar condicionado foi também objecto de atenção especial, dispondo de uma função “Max” que assegura uma sensação mais rápida de frescura.
A oferta tecnológica será alargada nos próximos meses com um sistema de navegação com ecrã táctil, uma câmara de visão traseira e um sistema de acesso e arranque mãos livres.
Por fim, a gama de acessórios permite aos clientes personalizarem o exterior dos veículos com elegantes detalhes cromados (faróis de nevoeiro, retrovisores, tubo de escape), proteger a carroçaria (bandas transparentes de protecção dos pára-choques, frisos laterais) e o interior (vasta gama de tapetes ou recipientes na bagageira) e aumentar a capacidade de carga (barras no tejadilho, mala no tejadilho).
O auto-rádio “O’car” possui ainda uma solução inovadora dedicada aos iPhones, que permite conversar ou ouvir música em total segurança enquanto o Smartphone é carregado.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Quem somos...

"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)