Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Produção de conteúdos dirigidos ao grande público. Tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões.
Mais leve mas também ligeiramente mais pequeno do que o seu antecessor, o Mazda 2 contraria a tendência seguida por alguns construtores. Mas o facto de ser largo reflecte-se na habitabilidade e no conforto, enquanto que o menor peso e as linhas mais fluidas contribuem para consumos mais baixos e menores emissões poluentes.
“Parente” do Ford Fiesta, o interior do Mazda 2 foi pensado ao jeito de um pequeno monovolume, embora com funcionalidade bastante mais limitada. Aliás, a habitabilidade é conseguida com sacrifício da mala, não existindo sequer movimentação longitudinal do banco traseiro. Atrás o espaço é mais indicado para dois ocupantes.
O espírito dinâmico “zoom-zoom” que anima a marca está presente na envolvência fácil da condução do Mazda 2, ainda que com algumas limitações da instrumentação oferecida. Por exemplo, não existe manómetro de temperatura do motor.
Por falar em equipamento, apesar da simplicidade e até mesmo alguma discrição do interior na conjugação das cores, as versões mais recentes passaram a disponibilizar o sistema GPS da Carmin, além de equipamento áudio com "bluetooth".
O sistema de navegação não está integrado no painel, dispondo de ventosa para colocação no vidro. O comando do “mãos-livres” foi igualmente aplicado sobre o tablier.
Mais enérgica, a versão de 86 cv (há uma outra de 75 cv) “respira” bastante melhor acima das 2.000 rpm. Fácil de dirigir e equilibrado nas reacções, é um carro prático capaz de cativar não apenas pela bonita silhueta que ostenta, mas igualmente pelo desempenho ágil e, diria mesmo, quase desportivo que às vezes apresenta. Tudo isto ajudado pela belíssima colocação do comando da sua caixa de cinco velocidades.
Com ligeiras melhorias nos consumos e nas emissões anunciadas pelo fabricante, este motor continua a demonstrar uma boa resposta na maioria das situações de estrada ou cidade. A suspensão do Mazda 2 revela-se mais orientada para condutores mais exigentes em matéria de comportamento.
PREÇO, desde 15100 euros MOTOR, 1349 cc, 86 cv às 6000 rpm, 16 V., 122 Nm às 3500 rpm CONSUMOS, 6,9/4,2/5,2 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 125 g/km