A Ford estreia, no novo Mondeo, um cinto de segurança traseiro insuflável. O novo equipamento de segurança combina as vantagens destes dois acessórios num sistema de segurança inovador. Chega à Europa no próximo ano, com o objectivo de ajudar a reduzir as lesões na cabeça, pescoço e tronco, especialmente para os passageiros mais vulneráveis, que são as crianças e os idosos.
Em caso de acidente, o cinto expande-se rapidamente para dispersar as forças de colisão através de uma área do corpo cinco vezes maior do que a alcançada por um cinto de segurança convencional.
O sistema foi largamente testado usando toda a família de “crash test dummies” e, garante o construtor americano, é capaz de oferecer protecção extra quando comparada com o sistema de cinto de segurança traseiro convencional.
Na utilização diária, os cintos insufláveis funcionam como cintos de segurança convencionais, sendo seguros e compatíveis com os sistemas de retenção de bebés e crianças e assentos elevatórios.
Enchimento com gás frio
Tal como acontece com um airbag, os cintos de segurança traseiros insufláveis da Ford são activados quando os sensores detectam um acidente. Isto força a saída do gás comprimido de um cilindro alojado debaixo do assento traseiro, através da fivela e para dentro do cinto. O cinto de segurança traseiro insuflável está totalmente aberto em menos de 40 milissegundos.
Ao contrário dos airbags, que geram calor durante o seu enchimento, o cinto de segurança traseiro insuflável Ford enche com gás comprimido frio.
Ao fornecer um suporte extra para cabeça e pescoço é especialmente eficaz quando utilizado por crianças pequenas ou ocupantes idosos que são os mais vulneráveis em caso de acidente.
Mais confortável do que um cinto convencional
A tecnologia foi disponibilizada pela primeira vez nos EUA, no Ford Explorer 2011. Revelou-se popular de imediato, com 40% dos compradores a escolher a opção. Mais de 90% das pessoas que testaram os cintos de segurança insufláveis consideraram que estes eram semelhantes ou mais confortáveis do que um cinto convencional, por serem acolchoados e macios.
O novo Mondeo será o primeiro veículo da sua classe a oferecer esta tecnologia.
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