Misto de pequeno SUV urbano com o interior de um monovolume compacto, o Captur é o novo crossover da marca francesa. Derivando da plataforma do novo Clio, será produzido em Espanha e tem apresentação agendada para o Salão de Genebra, em Março. Destinado a enfrentar as agruras e a aventura da condução em cidade, contemplando, em simultâneo, a possibilidade de pequenas e mais limitadas incursões fora do alcatrão, possuirá motores a gasolina e diesel com emissões de CO2 a partir de 96 g/km. Portador de uma personalidade forte e bastante incisiva, pequenos “truques” na concepção permitem-lhe um interior espaçoso e bastante funcional.
O Renault Captur deriva de um arrojado concept-car revelado em Março de 2011, exactamente durante o Salão de Genebra desse ano. Na altura equipado com um motor turbo-diesel 1.6 com 160 cv e emissões de 99 g/km, reclamava uma velocidade máxima superior a 200 km/h e precisando de apenas 8 segundos para cumprir os típicos 0 aos 100 km/h.Os imponentes pneus que o equipavam tinham as dimensões 250/40 R22. Outras dimensões deste protótipo: 4223 mm de comprimento, 1950 mm de largura, 1586 mm de altura, uma distância ao solo, carregado, de 261 mm e uma distância entre eixos de 2624 mm.