COCKPIT
Honda Jazz 1.2 i-VTEC City Top
Inovador em múltiplos aspectos, o utilitário da marca japonesa continua a surpreender pelo espaço e comportamento, apesar de já se ter completado uma década desde que surgiu a primeira versão.
Daí para cá o modelo tem sofrido pequenas alterações estéticas, revisões mecânicas e incremento de equipamento mas, no essencial, mantém como premissas assegurar uma habitabilidade superior à esperada face a uma estrutura tão compacta (3,9 metros de comprimento por 1,7 de largura) e uma grande facilidade de condução, sobretudo graças a uma posição de condução mais elevada que tira partido do avantajado pára-brisas e da restante superfície vidrada.
Em grande parte por causa disto o Jazz é tão apreciado pelo sexo feminino. Embora as alterações estilísticas introduzidas nesta geração, nascida em 2009, tenham-lhe acentuado um aspecto mais desportivo, o interior conserva funcionalidades bem familiares como a facilidade de acesso ao banco traseiro ou à mala (com 350 litros), a modularidade do assento traseiro que se eleva para permitir o transporte de objectos mais altos neste espaço (como vasos com plantas, por exemplo....), melhorando também o conforto interior através dos bancos com melhor apoio e ao uso de materiais com melhor capacidade de insonorização.
A versão ensaiada, disponível na motorização a gasolina 1.2/90 cv, contém faróis de nevoeiro e jantes em liga leve, para além dos 6 airbags, controlo de estabilidade, ar condicionado, rádio/CD/MP3 c/ comandos no volante e computador de bordo. Mas o que realmente justifica os pouco mais de 17 mil euros é estar dotado de um equipamento excessivamente “topo de gama” para um modelo de pretensões tão utilitárias: um evoluído sistema de navegação, integrado no tablier, com um avantajado ecrã parcialmente táctil, função bluetooth e porta de entrada USB.
Indicado para as necessidades urbanas, como bem sugere o próprio nome desta versão, este Jazz tem na economia do motor e na agilidade do conjunto os seus melhores trunfos. Quando vai carregado (e se torna fácil consegui-lo, porque o espaço o permite), torna-se necessário algum empenho da caixa de velocidades para conseguir ultrapassar limitações próprias de um motor tão pequeno mas ainda assim voluntarioso. E, nunca é demais lembrá-lo, bastante económico.
EMPRESAS E MARCAS
Inosat: uma lança em África
Empresa cem por cento portuguesa, a Inosat é especializada nas área de localização de bens, pessoas ou animais, e ainda na gestão de frotas de empresas, através do fabrico, comercialização e gestão de dispositivos portáteis de localização através de GPS. Presente nos mercados angolano, argelino, brasileiro, checo, espanhol, estónio, francês, grego, marroquino e moçambicano, a empresa reforçou a sua estratégia de internacionalização com a expansão para o mercado nigeriano, através de uma parceria com a empresa de segurança nigeriana, Vanni Security que, com mais de 35 anos de experiência, passa a ter a exclusividade dos produtos neste país africano.
Genesis: digitaliza, imprime e envia
A Lexmark, conhecida marca de impressoras para computador, apresentou a sua nova linha de produtos de onde se destaca este modelo de design vertical e uma velocidade de impressão elevada. A Genesis faz parte da linha de modelos “all-in-one”, que além de imprimir e digitalizar documentos possui também uma ligação sem fios com acesso à Internet, para o envio mais rápido de documentos. Com um sensor de 10 Mpx e visualização instantâneo dos trabalhos num ecrã táctil e a cores de 4.3'', a Lexmark Genesis utiliza tinteiros independentes e custa 399 euros na loja online do fabricante.