Ao longo destes dias temos deixado alguns conselhos e dicas no intuito de ajudar os leitores condutores a desfrutarem de uma viagem de carro mais tranquila. Para quem não dispõe de Via Verde, o pagamento das portagens pode ser razão para atrasar uma viagem, sobretudo em zonas de maior tráfego. Por razões económicas ou convicção, há também quem opte por estradas interiores sem portagem. Contudo, convém ter em conta o tempo eventualmente perdido por causa de acidentes e consequentes engarrafamentos, aos limites inferiores de velocidade e ao número de quilómetros a mais que muitas vezes é necessário percorrer até ao destino. Veja a seguir como pode pagar o valor das passagens pelas novas SCUT e descubra se a matrícula do seu carro tem algum valor em dívida.
Um quebra-cabeças para muitos automobilistas continua a ser o pagamento das portagens das novas SCUT.
Para quem não dispõe de dispositivo electrónico, a forma mais usual é efectuar o pagamento em qualquer estação dos CTT ou numa das Pay Shop existentes em muitas papelarias. Deverá fazê-lo nos 5 dias úteis a seguir à passagem, bastando somente referir a matrícula da viatura. Este serviço tem um custo acrescido de 31 cêntimos.
Outro modo igualmente fácil consiste em enviar um simples SMS com o texto “CTTMBespaçomatrícula” (ex.:CTTMB AA-00-00) para o número 68989 (custo €0,30 c/IVA por SMS) nas 48 horas após a passagem no pórtico de portagens.
O cliente receberá um SMS de resposta com a referência, entidade e valor a pagar bem como a data limite para pagamento da respectiva referência. Além do valor pago pelo envio do SMS, este serviço tem um custo acrescido de 30 cêntimos.
O site da Brisa e dos CTT dispõem de mais informações sobre o assunto.
No da Brisa é possível calcular o valor das portagens em determinado trajecto (seguir este
LINK) e até verificar qual a classe de portagem de determinado veículo (ver este
SITE)´.
A página oficial dos CTT na internet oferece a faculdade de
pesquisa dos valores em dívida a partir da matrícula da viatura (verificar
AQUI).
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?