Um Ibiza de rosto lavado e a inevitável adição de iluminação Led apresenta-se em 2012. Traz também pequenas alterações no habitáculo. Mas as maiores novidades são uma versão “E-Ecomotive”, com emissões de CO2 de apenas 89 g/km, e um sistema de navegação e entretenimento portátil. Em termos de espaço, funcionalidade ou desenho interior muito pouca coisa mudou. O modelo mais popular da marca espanhola — parte integrante do universo VW — viu também a gama reajustada por via de um reposicionamento das motorizações e do equipamento.
A gama contempla carroçarias de 3 portas (SC), 5 portas e carrinha (ST). Engloba motores a gasolina 1.2 e 1.4 e, a gasóleo, unidades 1.2, 1.6 e 2.0 TDI.
Motores e versões presentes na anterior geração, a que se juntará, no final de 2012, o mais desportivo e exclusivo Seat Ibiza Cupra. Uma variante em particular distingue-se das demais: homologada para um consumo médio de somente 3,4 litros, o E-Ecomotive baseia-se no tri-cilindrico diesel 1.2 TDI de 75 CV e 180 Nm de binário.
Outra alteração na nova gama diz respeito à potente versão do motor 1.4 TSI de 150 CV, que passa a estar disponível também na carrinha.
Em tempo oportuno será publicado o texto relativo ao ensaio à versão E-Ecomotive.
Um utilitário muito familiar
Este ensaio é relativo ao modelo o 1.6 TDI de 5 portas.
A versão 1.6 TDI declina-se em dois níveis de potência: 90 ou 105 cv. Coube para testes o motor mais potente, disponível em Portugal a partir de pouco menos de 21 mil euros na versão Style ou 22.000 na versão FR.
Com um binário de 250 Nm, disponível das 1500 às 2500rpm, o conjunto mostra-se francamente equilibrado. Coerente nos consumos (o computador de bordo registou 5,2 l. no final do ensaio), revela ainda alguma voluntariedade de andamento: 188 km/h de velocidade máxima e 10,5 seg. para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
Mas não chega para entusiasmar. Pouco dado a grandes emoções, é uma versão que satisfaz em termos de comportamento. Familiar ou profissional nas suas competências é capaz, contudo, de andar depressa ou de se comportar à altura em curva. Mas o equilíbrio desta versão, que há cerca de 2 anos substituiu o 1.9 TDi, mostra propensão para andamentos mais confortáveis e tranquilos.
Económico q.b. faz ainda, tudo isto, de uma forma particularmente silenciosa. A ausência de vibrações e a boa insonorização do habitáculo são factores que concorrem para o prazer da condução desta versão de 5 portas.
Como convém a um utilitário que deseja satisfizer numa utilização mais familiar.
Espaço e funcionalidade do interior
Porque é disso que se trata.
Exceptuando os modelos mais desportivos, desde a primeira geração que, em Portugal, o Ibiza tem assumido uma postura a meio caminho entre um utilitário e um familiar de segmento médio-baixo. O surgimento de versões carrinha contribuiu ainda mais para essa impressão, reforçando, com uma bagageira maior, um espaço traseiro para os ocupantes bastante razoável.
Todas estas características permanecem intocáveis no modelo que agora se renova. Não fossem subtis alterações ao nível do desenho de alguns comandos, ou a grande novidade que é a disponibilidade de um sistema de navegação e entretenimento amovível, estreado no Seat Mii (neste texto há mais sobre este o Mii e sobre as funcionalidades deste equipamento), e um olhar menos atento não daria pelas diferenças. Menos intuitivo parece ser o sistema de som, nomeadamente na função rádio, sintonia e memorização de estações. Passa a existir porta USB para a leitura de suportes com ficheiros de som.
A Seat reclama melhoria dos materiais que cobrem o tablier, se bem que o benefício mais evidente seja o aumento da capacidade do porta-luvas. Menos mal num carro que oferece duas belíssimas baquets com excelente apoio lateral para quem se senta à frente ou disponibiliza espaço suficiente para as pernas dos (mais indicados) dois ocupantes do banco traseiro. Ainda que à custa de uma capacidade de mala que fica um pouco abaixo dos 300 litros.
Exteriormente, o modelo de 2012 distingue-se pelas novas ópticas e pela forma da grelha. Mais moderna e funcional, a iluminação pode ser em halogéneo ou com faróis Bi-xenón e luzes de dia com tecnologia LED. O mesmo ocorre nas ópticas traseiras, que opcionalmente podem dispor de iluminação LED.
À frente, uma entrada de ar maior acrescenta porte atlético ao modelo, reforçando a atitude de dinamismo e de força emocional presente na nova forma vincada do capot. Detalhes mais acentuados nas versões “FR”.
Durante o ensaio, o consumo médio registado no computador de bordo nunca ultrapassou os 6 litros e, no combinado, ficou em 5,2 litros. Uma caixa de seis velocidades (em vez da de cinco) talvez contribuísse para melhorar este valor.
Esta versão paga 139,81 euros de IUC em 2012.
Dados mais importantes |
Preços desde | 20845 euros (Style) |
Motores | 1598 cc, 16 V, 105 cv às 4400 rpm, 250 Nm das 1500 às 2500 rpm, injecção directa common rail, turbo com geometria variável e intercooler |
Prestações | 188 km/h, 10,5 seg. (0/100 km/h) |
Consumos (médio/estrada/cidade) | 4,2 / 3,6 / 5,1 litros |
Emissões Poluentes (CO2) | 109 gr/km |
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