O automóvel pioneiro dos veículos híbridos alimentados com baterias de iões de lítio – e vencedor do troféu “Carro Europeu do Ano” em 2005 – ganhou uma nova versão com sete lugares e naturalmente mais espaço interior. O novo Prius+ – ou VERSO, designação usualmente aplicada aos modelos com maior capacidade no construtor japonês – é destinado, como é bom de ver, a uma utilização mais familiar. Conheça a seguir mais sobre o carro que merece especial destaque no espaço Toyota do Salão de Frankfurt 2011.
Este novo monovolume é 155 mm mais longo, 30 mm mais largo e 85 mm mais alto que o Prius convencional (ver AQUI ensaio ao modelo de 2010, “Carro do Ano” no Japão. A distância entre eixos foi também aumentada em 80 mm, permitindo albergar passageiros adultos em três filas de bancos. A adopção da terceira fila de bancos só foi possível graças à reengenharia do sistema híbrido. A nova e ultra compacta bateria de iões lítio situa-se sob a consola central, posicionada no meio dos 2 bancos dianteiros. Esta última inovação permite maximizar o espaço interior, oferecendo uma solução sem compromissos entre a acomodação dos passageiros e o espaço de carga. A par da disposição e funcionalidade dos bancos, os ocupantes podem também contar com uma boa insonorização interior e com vidros especiais que reduzem a acção solar, de modo a poupar no uso do ar condicionado. Tal como tem acontecido nas recentes criações do construtor nipónico, condutor e passageiros poderão usufruir de imenso equipamento tecnológico, que no que respeita às ajudas à condução quer no que toca ao entretenimento.
A tecnologia da bateria em iões de lítio beneficia de mais de uma década de experiência e desenvolvimento das baterias de hidretos metálicos de níquel encontrada no Prius convencional.Como em todos os modelos “puro híbridos” Toyota, a nova bateria foi testada e desenvolvida de forma a corresponder aos mais elevados padrões de durabilidade, fiabilidade e robustez, com o intuito de durar a vida útil do veículo. O Prius+ apresenta a mais recente evolução do sistema de propulsão híbrida Toyota assim como um apuro aerodinâmico (Cx: 0,29), baixo peso e baixo consumo de grande parte do seu equipamento. A este propósito, o novo modelo pode não apenas dispor dos habitais itens de segurança (activa e passiva), como de ajudas à condução como o controlo de subida em declive, controlo de estabilidade, radar de alerta em conjunto com o “cruise-control” para aviso de colisão eminente ou ainda ajudas ao parqueamento.
Reunindo estes atributos, o novo monovolume híbrido vai permitir emissões líderes na classe, com CO2 abaixo das 100 g/km e emissões de NOx e de Partículas insignificantes.
O Toyota Prius+ chega ao mercado Europeu no primeiro semestre de 2012.