Produção de conteúdos dirigidos ao grande público. Tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões.
É uma pequena máquina de jogos, uma playstation portátil que até faz chamadas, recebe e envia mensagens, serve como máquina fotográfica ou de filmar, acede à internet e tem sistema de navegação. Entre muitas outras características e funcionalidades, o Sony Ericsson Xperia Play pode também fazer as vezes de uma tablet, graças ao ecrã que, apenas com 4 polegadas, tem uma belíssima definição. Navega com velocidade na internet e oferece uma quantidade infindável de jogos e aplicações grátis, já que o sistema operativo é o Android. As únicas contrariedades começam com a letra P: peso e preço. Mas tudo tem uma explicação, não é verdade?
O Sony Ericsson Xperia Play pesa 175 gramas, o que é muito mesmo para um smartphone. O iPhone 4, por exemplo, pesa cerca de 140 g, embora o Xperia Play pese sensivelmente o mesmo, ou até menos, do que uma playstation portátil (PSP). Parte desse peso deve-o ao ecrã amplo, mas também à configuração e estrutura do próprio telefone. E, claro, à bateria de 1500 mAh. Quanto ao preço, 499 euros, no máximo, através da TMN – bastante menos com a adesão e fidelização a um dos vários pacotes de dados fornecidos por este operador de comunicações móveis – encontra justificação pela exclusividade do conceito, pela sua funcionalidade múltipla, mais uma vez pela qualidade do belíssimo ecrã que possui e, claro está, pela qualidade geral de um equipamento que é, no essencial, um micro computador com processador de 1Mhz.
Jogar, jogar, jogar...
Para não correr o risco de dispersar muito a análise do aparelho, o melhor é cingir o ensaio às suas funcionalidades principais. Começando, desde logo, pela razão da sua criação: uma máquina de jogos portátil. Para aceder aos comandos que transformam o Sony Ericsson Xperia Play numa playstation portátil basta fazer deslizar (em slide) a sua parte superior (que contém o ecrã) para a direita ou a inferior em sentido contrário.
Comandos
Clique para ler a posição dos comandos
Os comandos que este movimento revela são muito semelhantes aos de uma PSP, com excepção dos dois círculos centrais. Correspondem a duas pequenas colunas estéreo, com capacidade suficiente para acompanhar os jogos ou ouvir música em ambientes pouco ruidosos. Caso contrário é recomendável o uso dos auscultadores. Outros dois comandos encontram-se alojados na parte lateral do telefone. Quando aberta a consola de jogos e depois de rodado o aparelho, esses “gatilhos” ficam comodamente ao alcance dos dois dedos indicadores.
Clique para ler a posição dos comandos
Aqui surge o primeiro (e aparentemente único) factor de contratempo durante um jogo: o botão de ligar/desligar o Xperia Play fica de tal forma exposto que, quando o jogador se entusiasma, a tendência é para o pressionar de forma involuntária. Isso provoca a interrupção do jogo, embora depois possa ser retomado sem perda dos dados até então acumulados. O modo como os indicadores se posicionam ajuda a equilibrar a diferença de peso gerada pelo telefone "aberto", servindo de apoio à parte que contém o ecrã. No final do texto é possível encontrar imagens gráficas com uma descrição mais pormenorizadas dos comandos e sobre a localização de alguns componentes essenciais.
Qualidade do ecrã
Mais do que a sua capacidade ou rapidez enquanto consola de jogos, outro aspecto bastante importante é a qualidade do ecrã. Os dezasseis milhões de cores anunciados são uma promessa de riqueza de gráficos, mas de pouco valeriam se este fosse sujeito a incómodos reflexos que prejudicassem ou diminuíssem o ângulo de visão. Na maioria dos casos – e com mais do que um utilizador a comprová-lo – a consola obteve uma nota bastante positiva, embora a visibilidade acabe por ficar condicionada sob sol ou luz mais intensa. O facto da placa que reveste o ecrã TFT parecer vidro, provavelmente com algum tratamento anti-reflexo, é também garantia de ser menos sujeita a riscos com o uso intensivo. O que já não acontece com a tampa traseira, pouco cómoda de colocar, mas sobretudo de retirar, produzida num plástico que parece frágil e muito pouco resistente aos riscos. Alguns jogos beneficiam da circunstância de certas funções e comandos de jogo, bem como o acerto das definições iniciais, serem possíveis de realizar através no ecrã táctil, coisa que não acontece com a Playstation portátil.
Duração da bateria e comunicação
Com 1500 mAh não se esperem grandes milagres. Ainda assim, o Sony Ericsson Xperia Play é capaz de permitir cerca de 7 horas de jogo, com algumas ligeiras interrupções pelo meio. O que é fantástico, embora tal dependa naturalmente de diversas circunstâncias: o facto de estar ou não a ser jogado online com outros utilizadores (o Wi-Fi e o Bluetooth consomem energia) ou a própria complexidade do jogo obrigar a variar muito o brilho do ecrã ou requerer um desempenho maior do processador e da memória. Pode também acontecer que, após vários dias a jogar e a utilizar o Xperia Play noutras funções, os jogos comecem a correr mais lentamente ou até mesmo a sofrer bloqueios. Neste caso, o primeiro passo é proceder como se se tratasse (efectivamente até é...) de um computador: sair e entrar de novo, que é como quem diz desligar o aparelho e voltar a ligá-lo para fazer reiniciar o sistema. Interessante a faculdade de jogar alguns jogos online, em competição com utilizadores de qualquer parte do Mundo ou somente em confronto com aparelhos que se encontrem nas proximidades. Para o primeiro caso, mas também quando se efectua o download de novos jogos ou outras aplicações, é de toda a vantagem utilizar o Wi-Fi. Não só para evitar “estoirar” o saldo do pacote de dados (se for o caso), mas também porque permite uma velocidade de navegação superior à própria rede 3G. Além de ser decisivo para manter a fluidez de qualquer competição online. Neste aspecto comporta-se como qualquer recente consola de jogos que disponha dessa funcionalidade.
Jogos disponíveis
São imensos. Porque, como foi referido no início, o Sony Ericsson Xperia Play tem instalado o Andoid 2.3, um sistema operativo desenvolvido pelo Google que tem a grande vantagem de ser “open source”. Ou seja, é um sistema de código aberto que permite a qualquer um desenvolver aplicações e jogos que “corram” sobre ele. O “Android Market” é, por conseguinte, um mundo vasto e em permanente actualização. É contudo importante alertar para o facto de algumas das aplicações que estão disponíveis terem muito pouca ou nenhuma utilidade válida, servindo, quanto muito, para tornar mais lento o funcionamento do aparelho ou até gerando conflitos entre aplicações. Mas a tentação é grande, até porque muitos jogos e aplicações mais simples são gratuitos ou custam poucos euros. Mas não todos, nomeadamente alguns dos mais conhecidos dos amantes das consolas. Parte dos mais importantes (e mais procurados) vêm instalados no aparelho: FIFA 2010, Star Battalion, SIMS 3, Bruce Lee e Tetris. Outros dois são disponibilizados gratuitamente por download: Asphalt e Crash Bandicoot. A maioria dos jogos não gratuitos e mais complexos custa entre 5 e 25 euros, dependendo de quem os concebe e do factor novidade.
Comunicação de dados e voz
"Espantosamente", apesar de toda a sua complexidade técnica, "também" faz e recebe chamadas, incluindo de vídeo (dependendo da qualidade da rede), envia e recebe MMS com imagens ou pequenos vídeos. Converte-os e compacta-os rapidamente para facilitar o envio. Durante as chamadas de voz, no aparelho testado, uns dos de pré-série, eram audíveis pequenos estalidos que interferiam na comunicação e que eram perceptíveis até mesmo para o outro interlocutor. O ruído mantinha-se com o uso do auricular e desaparecia com o telefone completamente imóvel. Suspeito que a origem de tal interferência pudesse ter a ver com algum mau contacto do sistema de “slide”, desconhecendo se esta deficiência se manifestou em mais aparelhos. Por isso, caso o leitor tenha conhecimento deste ou de outro facto relacionado com o aparelho, agradece-se o envio dessa informação.
Câmara Fotográfica e vídeo
O XPeria Play oferece uma espantosa câmara fotográfica de 5 Mpx e de vídeo (800 x 480 px), modelo R800i. Poderá não ter a mesma fidelidade gráfica que encontrei nalguns terminais da Samsung, com resolução idêntica, mas fica muito pouco atrás nesse aspecto. O sistema funciona em modo automático com as definições básicas, mas permite afinações individuais de foco, exposição ou equilíbrio de brancos, consoante a fonte de luz. Como possui um pequeno flash led, este pode também permanecer em modo automático ou não.
"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção. "COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)