Acompanhando a nova tendência para a construção de pequenos mas potentes motores a gasolina, o grupo Hyundai apresentou o seu próprio bloco em alumínio de 3 cilindros, movido a gasolina e equipado com turbo, de forma a assegurar 106 cv de potência. As dimensões naturalmente reduzidas, o uso de alumínio e de alguns componentes em plástico garantem-lhe ainda um peso bastante reduzido, além de conter inúmeros aperfeiçoamentos com vista à redução de atritos e vibrações. Este propulsor deverá inicialmente equipar os futuros i10 e i20, bem como o compacto ix20. O motor Kappa 1.0 TCI (Intercooler Turbocharger) debita um binário máximo de cerca de 140 Nm sem sacrificar consumos ou emissões.
Alinhada com a tendência mundial de uma crescente procura por motorizações de menor cilindrada (veja-se o exemplo da Ford, cujo ensaio ao Focus 1.0 Ecoboost consta AQUI), a Hyundai tem vindo a expandir a introdução na sua gama de modelos do motor turbo a gasolina de injecção directa (T-GDI).
Estes propulsores da nova geração revelam grande economia de combustível, apesar do seu elevado desempenho. Enquanto os seus actuais modelos compactos (1.6 ℓ) e médios ( 2.0 ℓ) já estão equipados com estes motores, a Hyundai vai prosseguir esforços para melhorar a tecnologia dos motores T-GDI, desenvolvendo motores mais pequenos e mais potentes, de modo a oferecer aos condutores um maior prazer de condução.
A par disso, a Hyundai prende ainda tornar-se líder em tecnologia de transmissões através dos seus esforços incessantes em desenvolver caixas de velocidades leves e de pequenas dimensões e simultaneamente altamente eficientes no consumo de combustível, criando uma combinação perfeita de eficiência e desempenho dos motores.
Motores do futuro
Numa conferência realizada na Coreia, o construtor exibiu os motores Kappa 1.0 TCI, Kappa 1.2 T-GDI, Gamma 1.6 T-GDI, Nu 2.0 CVVL, Theta 2.0 T-GDI, U2 1.1 WGT diesel, Euro 6 R 2.0 diesel e o Kappa CVT - Continuously Variable Transmission (Transmissão Contínua Variável) para evidenciar a sua avançada tecnologia de grupos propulsores.
O motor Kappa 1.0 TCI (Intercooler Turbocharger) deverá estrear em 2013 no novo Hyundai i10 que já rola em testes na Índia. Possui um desempenho excepcional em comparação com os rivais do segmento, debitando uma potência de 106 CV com um binário máximo de cerca de140 Nm sem sacrificar a protecção ambiental.
Na verdade, este motor emite menos CO2 que a sua versão original a gasolina.
Uma variedade de soluções tecnológicas foram adoptadas para maximizar a economia de combustível e o desempenho do motor Kappa 1.0 TCI, incluindo as 12 válvulas, dupla árvore de cames à cabeça (DOHC), turbocompressor e cambota descentrada. Além disso, o bloco em alumínio, o colector de admissão e a tampa da cabeça do motor em plástico reduziu o peso total do conjunto, enquanto a estrutura de apoio do motor diminui o NVH (ruídos, vibrações e aspereza).
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