A qualidade perceptível é elevada, a ergonomia e a funcionalidade foram pensadas ao pormenor e os baixos níveis de ruído ajudam a tornar qualquer passeio mais agradável.
Atrás, o CX-5 integra uma singular funcionalidade que reside no primeiro banco traseiro independente do Mundo com divisão em 4:2:4 e função ‘folddown’. Operado através das alavancas convenientemente colocadas na zona lateral do compartimento de bagagem, ou a partir do interior do carro através de botões colocados nas laterais dos bancos, as costas do assento traseiro rebatem-se na totalidade, criando um espaço virtualmente plano, para maximizar a flexibilidade. A secção central tanto serve de banco para um quinto passageiro, como de apoio de braços com espaços para copos integrados, ou ainda de base plana para o transporte de elementos mais longos. E há ainda espaço suficiente para acomodar duas cadeiras de criança ou transportar confortavelmente dois adultos.
Além da abertura ampla e praticamente sem arestas do portão de bagageira, para facilitar as operações de carga, uma avançada versão da tampa da bagageira move-se automaticamente para cima e para baixo em conjunto com a operação do portão traseiro. Pesando apenas 2kg (metade da versão empregue na Mazda6 SW), a cobertura pode remover-se com um simples toque, arrumando-se de um modo prático na sub-bagageira.
Dinâmica e motores
O novo chassis e carroçaria SKYACTIV do CX-5 conta com uma também nova solução para a suspensão da frente e formato ‘multi-link’ atrás.
Os modelos equipados com o bloco diesel SKYACTIV-D de 2,2 litros dispõem da mais baixa taxa de compressão do mundo para um motor diesel. Um eficiente turbo compressor de dupla fase proporciona uma aceleração linear e muito dinâmica, ultrapassando a dos convencionais veículos com motores diesel. Alcança também uma excelente economia de combustível, com emissões extremamente limpas.
Estão disponíveis duas variantes deste motor:
- Uma versão mais potente, capaz de desenvolver um binário máximo de 420 Nm às 2.000 rpm e uma potência máxima de 175 CV às 4.500 rpm. Somente estas disponibilizarão tracção integral (4x4).
- Uma versão base, que produz um binário máximo de 380 Nm entre as 1.800 e as 2.600 rpm e uma potência máxima de 150 CV às 4.500 rpm.
A caixa de velocidades pode ser automática ou manual de seis relações.
O bloco diesel com transmissão manual de seis velocidades e sistema i-stop consumirá apenas 4,5 litros aos 100 km (em circuito combinado), com emissões de CO2 de apenas 119 g/km.
No final do texto existem quadros que informam, com mais pormenor, as características de cada uma das versões.
Elevada segurança
A Mazda desenvolveu uma avançada tecnologia de segurança denominada "Smart City Brake Support" (SCBS), que auxilia o condutor a evitar colisões frontais a baixa velocidade. Será disponibilizado de série, na Europa, nos níveis de equipamento intermédio e superiores.
- O "High-Beam Control" (HBC), uma solução para a condução nocturna, que alterna automaticamente entre máximos e médios consoante as condições de visibilidade ou cruzamento com outros veículos.