Produção de conteúdos dirigidos ao grande público. Tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões.
Tem uma designação que termina como se fosse uma exclamação. Exclamação de irreverência, de ousadia, de praticabilidade. O "up!" é o novo utilitário da marca alemã, um carismático e peculiar veículo urbano ideal para as grandes metrópoles. Possui três versões com amplo equipamento e duas variantes exclusivas, com diferentes opções em função do pressuposto e das exigências dos condutores: "take up!", no acesso da gama; "move up!", versão de conforto e "high up!", uma variante bastante exclusiva. Adicionalmente estão também à venda dois modelos especiais baseados no nível "high up!": "black up!" e "white up!". Com 3,54 metros de comprimento, o up! tem habitabilidade para quatro pessoas e estreia uma nova geração de motorizações a gasolina de 3 cilindros com potências de 60 CV e 75 CV. O consumo médio da versão com tecnologia BlueMotion (que inclui, entre outro equipamento, o sistema Start/Stop, o sistema de recuperação da energia de travagem e pneus de baixa fricção) é de 4,1 litros aos 100 km para a variante de 60 CV e de 4,2 litros aos 100 km para a versão de 75 CV. Ambos com 1.0 litros de cilindrada e emissões de CO2 abaixo dos 100 g/km. Existem igualmente duas novas transmissões, manual ou automática, com 5 velocidades.
Navegação
Novidade é ainda o sistema de informação e entretenimento "maps+more". Este módulo possui ecrã táctil e integra um sistema de navegação, um dispositivo de mãos livres, diversas informações sobre o veículo e um leitor mediaplayer. Entre diversas vantagens há a possibilidade de configurar diferentes perfis individuais através de apps. O sistema maps+more está posicionado na área superior da consola central e estabelece uma ligação automaticamente com o circuito eléctrico do up!. O objectivo foi desenvolver um sistema de navegação, rádio, informação e entretenimento portátil que fosse tão económico como o próprio up! e que pudesse ser actualizado com as mais recentes actualizações de software. Sobre esta base, a Volkswagen e a Navigon (um dos principais fornecedores de sistemas de navegação portáteis em todo o mundo), desenvolveram uma económica solução adaptada especialmente ao up!: o sistema maps+more.
Interior luminoso e simpático
Pequeno, leve e aerodinâmico, o up! proporciona um excelente aproveitamento de espaço, sem concessões da mala, cujo volume é de 251 litros com 4 ocupantes. Graças a uma distância entre eixos que é a mais comprida do segmento, a motores compactos colocados numa posição mais avançada e ao redesenho dos eixos, condutor, acompanhante e passageiros dos lugares traseiros podem viajar comodamente num veículo que, apesar do seu desenho compacto, não é pouco largo. Rebatendo completamente o banco traseiro, o volume de carga aumenta para 951 litros, deixando à disposição uma superfície quase plana. O rebatimento do banco do acompanhante permite transportar grandes equipamentos desportivos e inclusive mobiliário com um comprimento até 2 metros. Opcionalmente pode ser equipado com um piso de carga variável com possibilidade de montagem de dois níveis.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?
"COCKPIT automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção. "COCKPIT automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos automóveis". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)