O novo SUV da marca japonesa será construído na fábrica inglesa de Swindon mas diversos componentes em alumínio fundido serão fabricados pela “Tesco Componentes para Automóveis”, com sede em Vila Nova de Famalicão. A indústria nacional irá ser também fundamental na construção de peças para o novo motor diesel 1.6 que equipará o Civic a partir do início de 2013.
Boas notícias para a indústria europeia e neste caso com reflexos também na economia portuguesa. Um programa de investimentos da Honda na sua fábrica inglesa de Swindon, superior a 330 milhões de euros - o maior nesta fábrica ao longo da última década -, com o objectivo de suportar a produção dos novos CR-V (ler AQUI mais sobre este modelo) e o novo motor 1.6 diesel para o Honda Civic (ler AQUI mais sobre este motor) irá beneficiar também a indústria portuguesa.
No Reino Unido foram recrutados, no início do ano, 500 novos trabalhadores que receberam formação específica, aumentando assim a força de trabalho da fábrica para um total de 3.500 pessoas.Até ao final de 2012, prevê-se que a capacidade de produção na fábrica britânica duplique os números do ano anterior, atingindo mais de 183.000 unidades. A Honda espera alcançar uma produção de 250.000 unidades dentro dos próximos 3 anos.
Como parceiro privilegiado para esta fase de expansão, a Honda escolheu a fábrica Portuguesa “Tesco Componentes para Automóveis”, com sede no concelho de Vila Nova de Famalicão e que já é fornecedora da marca desde 1993. A Tesco irá fornecer diversos componentes em alumínio fundido e o facto de ter sido recentemente distinguida pela sua performance na área da qualidade espelha bem a qualidade do que produz
Exportando 100% da sua produção, a Tesco alcançou em 2011, um volume de facturação de 13,5 Milhões de Euros e emprega actualmente 230 colaboradores laborando, num horário contínuo (24h/dia 7dias/semana) produzindo mensalmente cerca de 230 toneladas de componentes de alumínio.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?