Capacidades, prestações e CVT
Com um desempenho dinâmico equivalente ao motor dCi de 2.0 litros que substitui, esta unidade proporciona os mesmos níveis de binário e velocidade de ponta. A potência máxima do novo motor é de 130cv, suportados por uns excepcionais 320 Nm de binário, disponíveis desde as 1.750 rpm.Disponível para o Qashqai de 5 lugares como para o Qashqai+2, este novo motor dCi tem 1.598cc e uma estrutura bastante compacta. A ligeireza das versões está patente nas prestações que o modelo consegue atingir: a velocidade máxima é de 190 km/h, demorando escassos 10,3 segundos a atingir a meta dos 0-100 km/h.
Mas este ganho de desempenho não é obtido a expensas do ambiente. O ciclo combinado de consumo de combustível (NEDC) é 24% melhor do que o 2.0 dCi – 4,5 l/100 km contra 5,9 l/100 km – e produz emissões de CO2 muito mais baixas – 119 g/km em vez de 155 g/km.
No caso do Qashqai+2 com sistema Stop/Start, o valor das emissões é de 123 g/km, enquanto os para as versões de tracção integral esse número cresce para 135 g e 139 g, respectivamente.
Uma nova e sofisticada caixa de velocidades CVT estará também disponível em algumas versões com o motor a gasolina de 1.6 litros.
Visão aérea auxilia manobra de estacionamento

Com esta nova versão irão também surgir novos equipamentos. Destaque para a estreia do monitor de visualização da área circundante (AVM – Around View Monitor) num automóvel do segmento C. O AVM utiliza uma série de pequenas câmaras localizadas no exterior do veículo para tornar o estacionamento e as manobras o mais seguras possível, disponibilizando ao condutor uma vista aérea, em tempo real, do ambiente que rodeia o veículo. Esta é a primeira vez que uma funcionalidade tão inovadora está disponível num automóvel do segmento C.
Combinando a informação de pequenas câmaras montadas na grelha frontal, porta da bagageira e em ambos os espelhos retrovisores, o sistema projecta uma "vista aérea" de 360º da área circundante do veículo no ecrã de navegação por satélite Nissan Connect.
Uma progressão natural da pioneira câmara de estacionamento traseira da Nissan, capaz de tornar o estacionamento ou as manobras de baixa velocidade mais simples e seguras, já que a vista aérea fornece ao condutor uma indicação clara dos obstáculos em volta do automóvel.
O sistema é accionado automaticamente quando o automóvel está em marcha-atrás ou enquanto conduz a uma velocidade de até 10 km/h, bastando para tanto premir o botão "camera" (câmara) no painel frontal. Mas se o condutor preferir, a informação de cada câmara pode ser exibida individualmente e o sistema pode operar como uma simples câmara de marcha-atrás.
Este equipamento é de série nas versões mais equipadas (Tekna Premium) dos Qashqai e Qashqai+2. Tal como o Nissan Connect e o AVM – os dois sistemas estão interligados – as versões topo de equipamento mantêm o já característico tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento e jantes de liga leve de 18 polegadas de dupla tonalidade preta e prateada. O AVM também está disponível, como opção, nas versões Acenta.

Mantendo muita procura apesar de já não se tratar de uma novidade, o segredo do sucesso do Nissan Qashqai continua a ser a combinação do aspecto de um SUV com uma maneabilidade dinâmica, um bom desempenho e um amplo espaço interior.
Graças a tudo isso, em cinco anos já foram fabricados mais de um milhão de Qashqais e Qashqai+2 na fábrica de Sunderland, Inglaterra.
Com a chegada do novo motor 1.6 dCi, a gama abrange agora uma oferta de dois modelos a gasolina e três modelos a diesel. O motor diesel de entrada mantém-se o 1.5 dCi com 110cv, enquanto a unidade de 2.0 litros dCi de 150cv continua a marcar presença mas apenas nas versões de tracção integral e com caixa automática. Tal como anteriormente, a gama continua com as especificações Visia, Acenta e Tekna, com este grau mais alto a possuir um equipamento de alto nível assim como um design exterior de crossover reforçado.