O CX-5 é o primeiro da nova geração de produtos Mazda a estrear a tecnologia de concepção "KODO, a alma do movimento". É igualmente o primeiro a adoptar a totalidade do mais recente pacote de tecnologia denominado Skyactiv. Significa isto que, desde o desenho fluido da carroçaria aos demais acessórios aerodinâmicos, passando pela redução do peso e pela componente mecânica - motores, transmissões, suspensão e chassis -, converge tudo para um único objectivo: reduzir consumos e emissões, sem prejuízo da principal característica dos modelos da marca que é o grande prazer da sua condução.
Este texto complementa um outro, mais descritivo, que se encontra AQUI. Entre os novos motores e transmissões estão uma unidade a gasolina de 2 litros e outra diesel de 2,2 litros. Portugal recebe duas versões do bloco a gasóleo: com 150 ou 175 cv, caixa automática ou manual de 6 velocidades, o CX-5 pode ter tracção dianteira ou integral e são disponibilizados 3 níveis de equipamento consoante a motorização que recebe.
À partida, a ausência de motores mais “pequenos” é o grande handicap do importador nacional para o nosso mercado. Por isso, apesar de fiscalmente penalizado por uma cilindrada elevada, foi feito um grande esforço para colocar o preço de entrada nos 32 mil euros. Um valor bastante concorrencial face à concorrência com motorizações equivalentes.
Não faltarão ao CX-5 outros predicados para vingar. Mecânicas com binários elevados, próximos dos 400 Nm, asseguram-lhe uma condução bastante activa e respeitadora do espírito “zoom-zoom” que norteia os veículos Mazda. Este SUV proporciona também conforto, amplo espaço interior e uma generosa capacidade de mala: 503 a 1620 litros. Por falar em habitabilidade, o CX-5 integra ainda uma singular funcionalidade no banco traseiro.
Preços e versões:
Esta é, no essencial, a estrutura de preços para Portugal.
Motor com 150 cv só para versões de tracção dianteira, variante de 175 cv reservada apenas para a mecânica com tracção às quatro rodas.
Ambos poderão dispor de caixa manual ou automática.
Dois níveis de equipamento - "Essence" e "Evolve" - para o Mazda CX-5 SKYACTIV-D 2.2 de 150 cv, um mais exclusivo "Excellence" para o CX-5 SKYACTIV-D 2.2 de 175 cv.
Os preços estão assim ordenados:
Mazda CX-5 SKYACTIV-D 2.2 150 cv (4x2) - Essence SKYACTIV-MT: 31.455€ a 31.855€
Mazda CX-5 SKYACTIV-D 2.2 150 cv (4x2) - Evolve: de 33.955€ a 36.855€ (caixa manual) e de 37.559€ a 40.459€ (caixa automática)
Mazda CX-5 SKYACTIV-D 2.2 175 cv (4x4) - Excellence: de 44.246€ a 47.016€ (idem) e de 45.912€ a 46.682€
Acompanhe pela imagem abaixo as principais diferenças em termos de equipamento:
Nos pacotes de opcionais poderemos ainda encontrar o seguinte equipamento:
* SCBS (Smart City Brake Support) - Sistema que ajuda a prevenir ou a minimizar os efeitos das colisões a baixa velocidade (até 30 km/h) imobilizando a viatura.
* High Beam Control (HBC) - Muda automaticamente os faróis de máximos para médios.
* LDWS (Lane Departure Warning) - Concebido para avisar o condutor se o veículo sair inadvertidamente
da sua faixa de rodagem.
*RVM (Rear Vehicle Monitoring) - Detecta veículos que se aproximam. Funciona a velocidades acima dos 30 km/h
* SMPP – Sensor de pressão de pneus.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?